Home / Geral / Uso prolongado de telas eletrônicas pode prejudicar a visão revela estudo

Uso prolongado de telas eletrônicas pode prejudicar a visão revela estudo

celular-visão

O instituto The Vision Council concluiu através de um estudo, que o uso prolongado de telas como monitores, celulares, televisões, tablets e outros tipos de telas eletrônicas, podem danificar as células da retina e causar problemas na visão no longo prazo.

Através da pesquisa foi identificado que 68% das pessoas que nasceram na década de 90 sofrem os efeitos da chamada “Tensão nos olhos”, que ocorre com a visualização prolongada de telas. Um dos fatores que prejudicam a visão,é a própria luz emitida pelos aparelhos que deixam os olhos secos, irritados e avermelhados.

Segundo alguns médicos o uso prolongados de telas e computadores, ocasionam outros problemas, como fadiga ocular, visa embaçada, lacrimejamento e dor de cabeça.

Precauções

Segundo os instituto The Vision Council a pesquisa indicou que a melhor forma de atenuar os efeitos ocasionados pelo uso excessivo de telas, são pausas a cada 20 minutos entre 20 à 30 segundos para descansar os olhos.

Segundo o Dr. Irineu Antunes Neto oftalmologista especializado em cirurgia de catarata e cirurgia refrativa, é necessário evitar os excessos para ter uma boa visão até a idade mais avançada. O descuido diário irá gerar problemas mais graves de saúde ocular no futuro, portanto é preciso conscientizar as pessoas dos cuidados com sua visão desde cedo.

Outra forma de reduzir os efeitos nocivos de telas é geral é reduzir o brilho e deixar as cores menos vibrantes, quanto mais calibrado o monitor com a luz ambiente menor é o esforço dos olhos.

Caso o desconforto ocular seja freqüente é importante procurar um especialista para identificar o que pode estar acontecendo.

 

A Presbiopia ou vista cansada esta associada ao envelhecimento da população, e aos hábitos que podem acelerar este processo, a doençaconsiste na dificuldade de leitura para objetivos perto dos olhos, como um livro. Via de regra a doença atinge as pessoas com idade superior a 55 anos, e até pouco tempo o único tratamento era o uso de óculos. Porém, hoje em dia é possível fazer o tratamento realizando o implante de lente multifocal, que substitui a lente natural do olho e o paciente consegue enxergar melhor sem a necessidade dos óculos.

A tecnologia a laser também pode ser usada no procedimento oferecendo ótimos resultados, um dos equipamentos mais modernos hoje em dia é o laser Femtosegundo que aumenta a confiabilidade e segurança da cirurgia, explica o Dr. Irineu Antunes Neto.

Mesmo com tratamentos avançados é importante cuidar da visão durante toda a vida, para desfrutar ao máximo da felicidade de enxergar.

Fonte: Cenário Mato Grosso

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Condenado no mensalão tucano, Azeredo se entrega à Polícia de Minas

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo se entregou às 14h50 de hoje (23) à Polícia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *