Home / Destaque / Único prefeito representante do Nordeste, Douglas Lucena fará parte de Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

Único prefeito representante do Nordeste, Douglas Lucena fará parte de Rede de Ação Política pela Sustentabilidade

douglas-300x300

O Prefeito Douglas Lucena, participou da seleção para fazer parte da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, que foi constituída em maio de 2012, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições republicanas mediante o apoio à formação de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.

O Processo de Seleção RAPS 2016 teve inscrições abertas no dia 23/11/2015 e encerradas em 17/01/2016. No total, 1188 pessoas de todo o Brasil demonstraram interesse em fazer parte de um dos três projetos da organização: Líderes RAPS (385), Empreendedores Cívicos e Jovens RAPS.

A inscrição na categoria Líderes RAPS, a qual o Prefeito Douglas participou, obteve 385 inscritos sendo apenas classificados para fazerem parte da rede, 41 líderes de todo o país. Os candidatos aprovados para a turma 2016 se inscreveram no site da RAPS dentro do período estipulado, passaram por entrevistas (presenciais e/ou via telefone), foram submetidos à avaliação final e sofreram análise de documentações necessárias. Algumas dessas etapas foram realizadas, além da equipe que forma a organização, por uma Comissão de Seleção independente.

Para Douglas Lucena, “a Rede de Ação Política pela sustentabilidade tem que ser evidenciado como um importante fórum de discussão política, sempre pautado por uma troca de idéias e propostas relacionados a sustentabilidade que é a temática do século XXI.”

Nesta quarta edição do projeto líderes dentro da REDE, várias personalidades políticas de renome Nacional foram selecionadas, entre eles o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AM), o Ex governador do ES Renato Casagrande e seis (06) deputados federais, entre eles; Tadeu Alencar (PSB/PE), Paulo Teixeira (PT/SP) e Índio da Costa (PSB/RJ).

Nesse processo de seleção, cinco (05) prefeitos foram selecionados, dentre eles o único da Região Nordeste será o prefeito da cidade de Bananeiras/PB, Douglas Lucena os demais são do Sul e Sudeste, como por exemplo os prefeitos de Bauru/SP, Curitiba/PR, Londrina/PR Pelotas/RS e Blumenau/SC. É um momento de grande importância para a troca de informações, agregar idéias relevantes para o município.

“Apresentar o que está sendo feito no município como, a criação do Fundo Municipal de Sustentabilidade. Nossa iluminação pública com LED que permite o abastecimento para que ações com a sustentabilidade, sejam retornadas para a gestão como também para a comunidade enfim, é um momento muito interessante para integração, troca de idéias, de fortalecimento do que já se desenvolve e também de abertura de novos contatos para trazer outros benefícios para o nosso município”, conclui Douglas.

Colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável exige trabalhar com todas as lideranças políticas alinhadas aos valores e princípios da ética e da sustentabilidade. Através do diálogo, da troca de informações, da cooperação e da transparência e da Amizade Cívica, é fundamental buscar nas atuais lideranças políticas adesões à agenda da sustentabilidade e, principalmente, identificar, estimular e formar novas lideranças políticas comprometidas com esta agenda, esse é o papel que a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS passa na sua formação.

É cada vez mais evidente que para provocar transformações reais num país democrático, como o Brasil, é necessário fazer política real, uma política transformadora que engaje parcela relevante da cidadania. O primeiro encontro, dos classificados será nos dias 19 e 20 de março em São Paulo.

 

Ascom/PMB

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Senador José Maranhão descarta recuo e anuncia contatos para coligações

“Candidatura do povo”. Eis a expressão verbalizada ontem pelo senador José Maranhão (MDB), ao reafirmar ...