Home / Destaque / Rafael Correa: América do Sul está sob ameaça de novo Plano Condor

Rafael Correa: América do Sul está sob ameaça de novo Plano Condor

aaa

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje (18) que a América do Sul está sendo ameaçada por tentativas de desestabilização dos governos progressistas da região e comparou o processo a um novo Plano Condor.

O Plano Condor foi uma aliança política entre as ditaduras militares de países sul-americanos nas décadas de 1970 e 1980 para reprimir opositores e operou no Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Equador.

Segundo Correa, ações em curso no continente atualmente buscam não só amedrontar, mas acabar com os governos progressistas da região.

“A direita tem sede de vingança, porque em dez anos não pode, como fazia antes, pegar o telefone e ordenar que um presidente faça tal coisa ou outra. Eles têm sede de vingança, não apenas para derrubar o que foi conquistado, mas para tratar de perseguir, massacrar os que ousaram desafiar seu poder”, disse Correa em entrevista.

Para o presidente equatoriano, as denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de supostos atos de corrupção vinculados à Petrobras, não são apenas uma casualidade.

“Este é o novo Plano Condor. Já não são necessárias ditaduras militares, são necessários juízes submissos e uma imprensa corrupta”, acusou. Correa disse que Lula “vencerá” e que os povos latino-americanos não permitirão retrocessos.

Na mesma linha, Correa disse que a ex-presidenta da Argentina Cristina Fernández de Kirchner e os presidentes da Bolívia, Evo Morales; da Venezuela, Nicolás Maduro; do Brasil, Dilma Rousseff; e ele mesmo têm sido vítimas de uma campanha de desprestígio e ataque.

brasil247

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Câmara campinense aprova reajustes salariais

Foto: Ascom A Câmara Municipal de Campina Grande debateu e aprovou nesta quarta-feira (21) o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *