Home / Destaque / Procon/PB realizou mais de 9 mil atendimentos em 2015

Procon/PB realizou mais de 9 mil atendimentos em 2015

logo-procon-pb-v2

O Procon/PB realizou um total de 9.338 atendimentos durante o ano de 2015. A informação está contida no Boletim Sindec 2015 (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que traz uma breve análise sobre as reclamações levadas a estas instituições, divulgada no início desta semana pelos Procons de todo o Brasil em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ).

Na Paraíba, atualmente quatro Procons encontram-se integrados ao Sindec. Ao todo, foram 24.689 atendimentos em 2015. Além dos atendimentos pelo Procon/PB, que atualmente conta com uma sede em João Pessoa e mais nove núcleos espalhados pelo estado, ainda houve os atendimentos das instituições municipais: João Pessoa (11.295), Campina Grande (3.238) e Cabedelo (718).

O boletim também informou as dez empresas com maior número de reclamações durante o ano passado. Em primeiro lugar, está a Oi Fixo/Celular com 3.376 reclamações, seguidas pela Claro/Embratel/Net, com 1.577; Itaú, com 1.563; Sky, com 1.318, Bradesco, com 1.054; Armazém Paraíba, com 944; Tim/Intelig, com 851; da Energisa Paraíba, com 760; Caixa Econômica Federal, com 662; e, em décimo lugar, a Vivo/Telefônica/GVT, com 649.

O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, o do Distrito Federal e de 400 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 683 unidades espalhadas por 531 cidades brasileiras. Esses Procons atendem uma média mensal de 220 mil consumidores. A lista completa de Procons integrados e sua respectiva data de integração podem ser consultadas no sítiohttp://portal.mj.gov.br/SindecNacional/.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Vereadores de Bananeiras aprovam projeto de lei que garante isenção de IPTU para portadores de doenças crônicas

Os vereadores da Câmara de Bananeiras, PB, aprovaram em sessão ordinária projeto de lei do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *