Banner Lives

Cidades registram protestos em apoio à democracia e contra o racismo

Em Brasília, Belo Horizonte e outros municípios, pessoas foram às ruas em defesa da democracia, contra o fascismo e o racismo e contra o governo. [...]

Por Juka Martins em 07/06/2020 às 19:36:10
Em Brasília, Belo Horizonte e outros municípios, pessoas foram às ruas em defesa da democracia, contra o fascismo e o racismo e contra o governo. Também houve manifesta√ß√Ķes a favor de Bolsonaro. 7 de junho - Pessoas se reúnem durante manifesta√ß√£o em Brasília

Adriano Machado/Reuters

Capitais brasileiras e cidades do interior registraram, neste domingo (7), atos de apoio à democracia, contra o governo Bolsonaro, contra o racismo e o fascismo. Também houve manifesta√ß√Ķes a favor do governo.

Capitais como S√£o Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Belém registraram protestos pacíficos durante a manh√£ e a tarde deste domingo. A maioria dos manifestantes usou m√°scara durante os atos e carregou cartazes contra o racismo e o fascismo e falou palavras de ordem em defesa da democracia. Os protestos por essas pautas no Brasil come√ßaram no último domingo (31), com manifesta√ß√Ķes em S√£o Paulo e no Rio de Janeiro.

Em S√£o Paulo, no Rio e em Brasília, também houve manifesta√ß√£o a favor do presidente Jair Bolsonaro. A maioria dos participantes carregava bandeiras do Brasil. N√£o houve tumulto.

Veja os atos em cada estado:

Distrito Federal

Imagem aérea mostra manifesta√ß√£o contra Bolsonaro neste domingo (7), em Brasília

TV Globo/Reprodução

Em Brasília, manifestantes contr√°rios ao governo se concentraram em frente à Biblioteca Nacional pela manh√£ deste domingo (7). Em seguida, seguiram até a Alameda das Bandeiras, onde a Polícia Militar do DF montou um bloqueio para impedir o encontro com um segundo grupo, pró-Bolsonaro. Defensores do governo permanecem acampados próximo à Pra√ßa dos Três Poderes e têm feito manifesta√ß√Ķes semanais, aos domingos.

Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro,a favor da democracia e contra o racismo, na Esplanada, em Brasília, neste domingo (7)

Afonso Ferreira/G1

O grupo que se intitulava "a favor da democracia" entoou palavras de ordem. A maioria dos manifestantes usou m√°scara de prote√ß√£o facial. Eles carregaram faixas e bandeiras com dizeres contra o racismo, antifascismo, pela democracia, por respeito às mulheres e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns, vestindo jalecos brancos, representaram os profissionais de saúde e carregaram cruzes pretas em sinal de luto pelas vítimas da Covid-19.

Rio de Janeiro

Manifestantes a favor de Bolsonaro se reúnem na Zona Sul do Rio de Janeiro

No Rio, um grupo de pessoas se reuniu pela manhã na orla de Copacabana, Zona Sul, em uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Muitos usavam roupas nas cores verde e amarela e seguravam bandeiras do Brasil. Entre o grupo, havia pessoas que não usavam máscara de proteção facial. O grupo fez uma caminhada pela calçadão e foi acompanhado por policiais militares. Não houve registro de confrontos.

Minas Gerais

Torcidas do Cruzeiro e do Atlético participam de manifesta√ß√£o contra o fascimo em Belo Horizonte

Eulym Ferreira/ TV Globo

Manifestantes a favor da democracia e contra o racismo e fascismo protestaram em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante a tarde. Diversos grupo se concentraram em v√°rios pontos da cidade. Na pra√ßa da Esta√ß√£o, Regi√£o Centro-Sul da cidade, integrantes da Associa√ß√£o Brasileira de Médicos e Médicas estavam vestidos de branco com faixas em apoio à democracia e pedindo às pessoas que fiquem em casa durante a pandemia.

Manifestação em Belo Horizonte

Eulym Ferreira/ TV Globo

A torcidas dos times mineiros também protestaram. Torcedores de Cruzeiro e Atlético se reuniram na Pra√ßa da Bandeira com faixas "antifascistas" e contra o racismo. Eles seguiram caminhando para a Pra√ßa Sete.

Par√°

Manifestantes se reuniram em Belém em ato contra o fascismo.

Fabiano Vilella - TV Liberal

Em Belém, no Par√°, um grupo de pessoas participou de um ato pacífico contra o fascismo, gritando palavras de ordem, mas sem cartazes ou faixas. Mais cedo, cerca de 30 pessoas que estavam reunidas em uma pra√ßa na manh√£ deste domingo (7) haviam sido detidas pela Polícia Militar (PM). Elas participavam de uma manifesta√ß√£o contra o fascismo. De acordo com a PM, as pessoas foram levadas por estarem descumprindo o decreto estadual que proíbe aglomera√ß√Ķes como medida de preven√ß√£o ao novo coronavírus.

Manifestantes foram levados em ônibus da PM. Belém

Fabiano Vilella - TV Liberal

Fonte: G1

Comunicar erro

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva