Vereadora quer campanha de prevenção ao suicídio no Residencial Jáder Soares Pimentel

Por Redação em 09/09/2021 às 17:48:13

A Câmara Municipal de Guarabira, por iniciativa do gabinete da vereadora Jussara Maria, aprovou requerimento na sessão ordinária desta quinta-feira (9), solicitando da secretária de Saúde, Harlanne Herculano, que possa adotar providências para realizar campanha de prevenção ao suicídio no Residencial Jáder Soares Pimentel.

"Requer a Secretária Municipal de Saúde uma ação efetiva mediante distribuição de panfletos e realização de palestras para os moradores do Residencial Jáder Soares Pimentel dentro do movimento de prevenção do suicídio, Setembro Amarelo".

O aglomerado urbano em questão fica localizado nas imediações do abatedouro da Guaraves, na saída para Araçagi, e pretende a parlamentar oferecer informações aos moradores que lá residem, evitando desse foram que as pessoas se desloquem até o centro da cidade. A campanha localizada poderá chegar a um maior de número de pessoas do Residencial.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas. É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.


Portal25horas

Comunicar erro

Comentários