Sofesta

Resposta imune das mulheres ao coronavírus é mais eficiente, diz pesquisa

Um estudo da Universidade de S√£o Paulo com participa√ß√£o de outras institui√ß√Ķes indica que o sistema imune das mulheres é mais eficiente contra a Covid-19 que o dos [...]

Por Juka Martins em 24/11/2020 às 15:32:46

Um estudo da Universidade de S√£o Paulo com participa√ß√£o de outras institui√ß√Ķes indica que o sistema imune das mulheres é mais eficiente contra a Covid-19 que o dos homens. Esta seria uma explica√ß√£o possível para o fato de que, desde o início da pandemia, a maior parte das mortes acontece entre indivíduos do sexo masculino.

 

 

A partir do cruzamento de milhares de dados, os pesquisadores perceberam que o sistema imunológico feminino ativa respostas de citocinas de forma intensa, porém sem causar danos ao organismo. Além disso, as pacientes infectadas apresentaram express√£o reduzida de genes dos neutrófilos — células que podem causar danos teciduais críticos nos casos de Covid-19.

Os cientistas utilizaram dados genômicos públicos disponíveis no repositório Gene Expression Omnibus (GEO Database). Com ferramentas de bioinform√°tica, analisaram o material coletado de secre√ß√Ķes da nasofaringe e de exames de sangue de mais de mil pessoas infectadas com a Covid-19. O cruzamento de dados revelou que as mulheres de v√°rias faixas et√°rias apresentaram perfil imunológico mais parecido ao dos pacientes jovens, enquanto os homens se assemelham mais aos pacientes idosos, com resposta inferior à infec√ß√£o.

Para ler a matéria completa no Portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Coment√°rios

Tapiocaria Silva