Banner Lives

Roberto Paulino amarga a 5ª derrota consecutiva e pode encerrar a carreira política

Com 69 anos, o futuro político de Roberto é incerto e essa pode ter sido a sua última disputa.

Por Juka Martins em 18/11/2020 às 00:01:57

A eleição do último domingo em Guarabira impôs uma derrota acachapante ao ex-governador Antônio Roberto de Souza Paulino, pelo MDB. Marcus Diogo (PSDB) ganhou com uma diferença de 3.738 votos.

Marcus conseguiu 14.646, Roberto alcançou 10.908 e o novato Teotônio (PDT) alcançou 6.721 votos, o que representa 20,82% dos votos válidos, considerada uma expressiva votação para quem nunca havia disputado eleição, disputando contra as velhas oligarquias representadas pelos grupos Paulino e Toscano.

Roberto foi prefeito de Guarabira duas vezes, deputado estadual, deputado federal e se elegeu vice-governador da Paraíba em 1998. Assumiu a titularidade do mandato por 9 meses com a renúncia do governador Maranhão para disputar vaga no Senado. De lá para cá disputou os cargos de governador (2002), deputado federal (2010), vice-governador (2014) e senador (2018), perdendo em todas as últimas quatro disputas. A última eleição foi há 22 anos.

Diferente do seu principal algoz na política, ex-prefeito e ex-deputado Zenóbio Toscano, que morreu no último mês de junho, na condição de prefeito de Guarabira, sem nunca ter perdido uma disputa, sendo considerado o político mais vitorioso da história de Guarabira, Roberto tentou voltar à prefeitura para encerrar a carreira, mas foi reprovado mais uma vez nas urnas.

Com 69 anos, o futuro político de Roberto é incerto e essa pode ter sido a sua última disputa. Os cenários indicam que na próxima eleição não deve ser candidato, uma vez que o MDB saiu fragilizado da campanha eleitoral, elegendo apenas 10 prefeitos na Paraíba. Uma disputa majoritária com Paulino é praticamente descartada. Para os outros cargos em disputa também.

Com mais uma derrota no currículo, pode-se dizer que Roberto Paulino perdeu o "jeito de ganhar" e caminha para encerrar a carreira sem saber o que é vitória, a não ser que daqui a 4 anos opte por se candidatar a vereador, aí sim com com chances reais de vencer.


Do Fonte PB

Comunicar erro

Comentários

Happy Kids
Tapiocaria Silva