Sofesta

ONU: Mutação do coronavírus encontrada na Dinamarca é "preocupante"

A Dinamarca informou que vai abater cerca de 1 milh√£o de visons depois de ter detectado novas infec√ß√Ķes por coronav√≠rus entre os animais. ONU pede estudos sobre o caso.

Por Juka Martins em 10/11/2020 às 13:20:22

A OMS (Organiza√ß√£o Mundial da Saúde) classificou como "preocupantes" os relatórios sobre a muta√ß√£o do Sars-Cov-2, o novo coronavírus, encontrada em visons na Dinamarca. Segundo o órg√£o, é preciso que sejam feitos mais estudos para determinar se a nova cepa é mais perigosa que as anteriores.

A Dinamarca informou que vai abater cerca de 1 milh√£o de visons depois de ter detectado novas infec√ß√Ķes por coronavírus entre os animais. Segundo as autoridades locais, os casos foram confirmados em 41 fazendas. O ministro do Meio Ambiente e Alimentos, Mogens Jensen, falou que existia suspeita de contamina√ß√£o em outras 20 fazendas.

De acordo com a OMS, pelo menos 214 casos de covid-19 foram associados a visons criados na Dinamarca desde junho.

O órg√£o disse que "é normal que os vírus sofram muta√ß√Ķes ou mudem com o tempo". "Mas, cada vez que 1 vírus passa de humanos para animais e de volta para humanos, ele pode mudar ainda mais. É por isso que esses relatórios s√£o preocupantes", escreveu a organiza√ß√£o no Twitter.

As varia√ß√Ķes do coronavírus podem minar a efic√°cia de futuras vacinas. A OMS informou que est√° trabalhando com as autoridades dinamarquesas "em esfor√ßos de pesquisa e controle".

"As observa√ß√Ķes iniciais sugerem que a apresenta√ß√£o clínica, a gravidade e a transmiss√£o entre os infectados s√£o semelhantes às de outros vírus circulantes SARS-CoV-2", escreveu a OMS em comunicado divulgado no site do órg√£o.
"Estudos científicos e laboratoriais adicionais s√£o necess√°rios para verificar as descobertas preliminares relatadas e para compreender quaisquer implica√ß√Ķes potenciais dessa descoberta em termos de diagnóstico, tratamento e vacinas em desenvolvimento."

A organiza√ß√£o informou que, até o momento, 6 países, notificaram à OIE (Organiza√ß√£o Mundial da Saúde Animal) casos de Sars-Cov-2 em visons. S√£o eles: Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia, It√°lia e Estados Unidos.

Fonte: Poder 360

Comunicar erro

Coment√°rios

Tapiocaria Silva