Sofesta

Pesquisa estimulada em Cuitegi-PB mostra Geraldo Serafim com 49% e Chico Mala com 37%

Na taxa de rejeição, Chico Mala aparece com 40% e Geraldo Serafim com 27%.

Por Juka Martins em 06/11/2020 às 23:55:04

Uma pesquisa contratada pela RPM EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA e feita pela CERTIFICA CONSULTORIA E PESQUISA, realizada entre os dias 31/10/2020 e 05/11/2020, na cidade de Cuitegi-PB, aponta uma vantagem de 12% pro candidato a prefeito Geraldo Serafim, da Coligação Honestidade e Trabalho, em relação ao seu concorrente Chico Mala, da Coligação Ao Lado do Povo.

Na pesquisa espontânea, a pergunta feira aos entrevistados foi a seguinte: SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA? Veja os números:

GERALDO SERAFIM - 49%

CHICO MALA - 37%

BRANCOS E NULOS - 2%

NÃO SABE – 12%


Na pesquisa estimulada, onde foi perguntado: SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM VOCÊ VOTARIA? (ESTIMULADA – NOMES EM RODÍZIOS). Veja os números:

GERALDO SERAFIM - 52%

CHICO MALA - 39%

BRANCOS E NULOS - 3%

NÃO SABE - 6%


A pesquisa ainda quis saber qual o percentual de rejeição de cada candidato. Nesta sondagem, a pergunta foi: SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO FOSSE HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM? (ESTIMULADA – NOMESEM RODÍZIOS). Veja os números:

CHICO MALA 40%

GERALDO SERAFIM 27%

REJEITA TODOS 3%

PODERIA VOTAR EM TODOS 21%

NÃO SABE 7%

NÃO RESPONDEU 2%


A pesquisa ouviu 430 eleitores e o nível de confiança estimado é de 95%. A

margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,6 pontos.

Metodologia de pesquisa:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por amostragem, realizada por meio de entrevistas pessoais Face to Face com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população em estudo. Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro: O plano de amostragem utilizado é de amostragem aleatória simples e por conglomerado, em três etapas.

Na primeira etapa as localidades são selecionadas aleatoriamente, onde as entrevistas são realizadas por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população como base para tal seleção. Zona Urbana 81,4% e Zona Rural 18,6%, tomando como base à cobertura populacional demográfica do IBGE.

Na segunda etapa, realiza-se um sorteio aleatório probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas são realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residentes nos setores com base para tal seleção. Na sequência a escolha dos setores censitários (rua, domicílio/local pré-estabelecido e ponto amostral), os respondentes são selecionados por meio de quotas amostrais proporcionais em função das variáveis significativas, sexo, idade e escolaridade, sendo 48,7% do eleitorado do sexo masculino, e 51,3% do sexo feminino, e sobre as idades, sendo 18,2% dos eleitores até 24 anos, 22,7% de 25 a 34 anos, 19,9% de 35 a 44 anos, 20,8% de 45 a 59 anos, e 18,4% com 60 ou mais anos.

Enquanto a variável Grau de Instrução: até o Ensino Fundamental 63,6%, Ensino Médio 29,9% e Ensino Superior 6,5%; A Ponderação para o Grau de Instrução ocorre sobre a coleta em campo com fator 1 (resultado obtido em campo).

Com relação ao Nível Econômico dos entrevistados, são Estimados por dados do IBGE (Critério Brasil), através dos valores do PNADC/2017, indicados a representarem aproximações dos valores que podem ser obtidos em amostras de pesquisas de opinião. O fator previsto para ponderação para o nível econômico é 1 (resultados obtidos em campo), conforme atendimento à regulamentação do TSE.

Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo, idade e escolaridade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada.

A amostra prevista é de 430, o nível de confiança estimado é de 95% e a

margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Fonte de dados:

Censo 2010 | TSE 2020. ACS PF A1 7A5120101935659E emissor AR I9 Digital Telmo Cristiano Gomes da Silva 02707351431.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: As equipes de campo têm em seus quadros supervisores que acompanham e checam a aplicação dos questionários in-loco como também a obediência às cotas pré-definidas; sua função é atestar a fidelidade das respostas obtidas pelos pesquisadores e garantir o rigor metodológico na aplicação dos questionários.

Todos os resultados são verificados e checados. Após os testes de consistência, é verificada, no mínimo, 20% dos formulários aplicados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro,

será identificada a área em que foi realizada): Os bairros/localidades selecionados foram Cruzeiro, Santo Antônio, Centro, Roberto Paulino, Antônio Amaro, Antônio Mariz, Alzira Toscano, Conjunto Virgulino, Palmeira, Cumati, Sapucaia, Pinga, Umari, Malhada, Barra, Vila Bebeu, Chã da Boa Esperança e Chã do Boleiro.

Registro do estatístico no CONRE: 9668.

Número de identificação: PB-09721/2020

Data de divulgação: 06/11/2020

Estatístico responsável: Telmo Cristiano Gomes da Silva

Valor: R$ 4.000,00

Contratante(s): CPF/CNPJ: 17717572000199 - RPM EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA / Origem do Recurso: (Recursos próprios).

Registro no TRE-PB sob o número PB-09721/2020

Comunicar erro

Comentários

Tapiocaria Silva