Banner Juvenal

Bolsonaro diz que juiz n√£o pode decidir sobre obrigatoriedade de vacina para Covid-19

O presidente disse que ter√° uma reuni√£o nesta segunda-feira com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que foi diagnosticado na semana passada com Covid-19. O [...]

Por Juka Martins em 26/10/2020 às 22:39:43

O presidente disse que ter√° uma reuni√£o nesta segunda-feira com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que foi diagnosticado na semana passada com Covid-19. O evento n√£o aparece na agenda oficial do presidente.

A declaração de Bolsonaro vem na esteira de uma manifestação de Fux na sexta-feira (23).

“Podem escrever, haver√° uma judicializa√ß√£o, que eu acho que é necess√°ria, que é essa quest√£o da vacina√ß√£o. N√£o só a liberdade individual, como também os pré-requisitos para se adotar uma vacina”, ressaltou o ministro. Ele n√£o deu detalhes de como isso ocorreria.

Também na sexta, o ministro Ricardo Lewandowski, relator de a√ß√Ķes em curso no STF sobre o tema, aplicou o rito abreviado aos processos, o que indica a inten√ß√£o de dar celeridade à discuss√£o.

Com o despacho, o julgamento do caso no plen√°rio poder√° ser feito diretamente no mérito, sem prévia an√°lise de pedido de liminar. Além disso, Lewandowski requereu a manifesta√ß√£o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), da AGU (Advocacia-Geral da Uni√£o) e da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre o tema.

As vacinas contra a Covid-19 viraram protagonistas de uma guerra política entre Bolsonaro e o governador de S√£o Paulo, Jo√£o Doria (PSDB), virtuais oponentes na elei√ß√£o presidencial de 2022.

Na semana passada, Bolsonaro esvaziou um acordo anunciado na véspera por seu ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para compra de 46 milh√Ķes de doses da vacina Coronavac, em desenvolvimento pela chinesa Sinovac com o Instituto do Butantan, ligado ao governo paulista.

Nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro comemorou a publica√ß√£o de uma notícia sobre a vacina que est√° sendo desenvolvida em parceria entre a universidade de Oxford e a farmacêutica brit√Ęnica Astrazeneca.

Segundo a agência de notícias Reuters, o imunizante em desenvolvimento produz resposta imune tanto em jovens quanto em idosos. Além disso, gerou baixa resposta adversa entre os idosos, informou a farmacêutica, segundo a agência.

“S√£o v√°rias empresas, universidades que est√£o aí buscando a vacina para a Covid. O que a gente tem que fazer aqui é n√£o querer correr, n√£o querer atropelar, n√£o querer comprar dessa ou daquela sem nenhuma comprova√ß√£o ainda”, afirmou Bolsonaro, que disse aguardar a publica√ß√£o em uma revista científica para falar melhor sobre o assunto.

O presidente disse n√£o saber a raz√£o de se querer celeridade com a vacina para o novo coronavírus se “todo mundo diz que a vacina que menos demorou foram quatro anos” para que ficasse pronta.
Bolsonaro também chamou de cura para a Covid-19 o uso de medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina e o vermífugo Anitta.

“Pelo que tudo indica, todo mundo que tratou precocemente com uma destas três alternativas aí foi curado”, afirmou, sem informar qual o embasamento científico para a declara√ß√£o.

Fonte: Banda B

Comunicar erro

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva