Banner Lives

TRE: Crivella pode ficar inelegível até 2026

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, poder√° se tornar inelegível, j√° para esta elei√ß√£o, se for confirmado o resultado parcial do Tribunal Regional [...]

Por Juka Martins em 22/09/2020 às 06:04:05

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, poder√° se tornar inelegível, j√° para esta elei√ß√£o, se for confirmado o resultado parcial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante julgamento nesta segunda-feira (21). Seis dos sete desembargadores decidiram condenar o prefeito pela realiza√ß√£o de um evento político ocorrido em 2018, quando funcion√°rios públicos foram levados em carros oficiais da prefeitura. Um dos desembargadores pediu vista e o resultado final só ser√° conhecido na sess√£o da próxima quinta-feira (24).

Os seis desembargadores votaram pela condena√ß√£o de Crivella por abuso de poder político, pela participa√ß√£o de funcion√°rios da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) emevento político, nas elei√ß√Ķes de 2018, em apoio a seu filho, Marcelo Hodges Crivella, que concorria a deputado federal, mas n√£o se elegeu. A condena√ß√£o votada pela maioria prevêo pagamento de multa no valor de R$ 106 mil e à inelegibilidade pelos próximos 8 anos, a contar de 2018.

A prefeitura se manifestou em nota, adiantando que o prefeito vai recorrer da decis√£o: "O julgamento ainda n√£o terminou. Após concluído e publicada a decis√£o, no prazo legal, a defesa do prefeito Marcelo Crivella entrar√° com recurso. O prefeito poder√° participar do pleito".

Em outro processo, referente ao encontro Café com a Comunidade, que ficou conhecido como Fale com a M√°rcia, o relator, desembargador Cl√°udio Del¬īOrtto, votou pela improcedência dos pedidos de condena√ß√£o, sendo acompanhado pelos demais. Neste caso, a acusa√ß√£o era de que oprefeitoteria oferecido em 2018 facilidades a pastores e líderes de igrejas, entre as quais cirurgias de cataratas e de varizes para fiéis, além de assistência a pastores que tivessem problemas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seus templos.

Fonte: Agência Brasil

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva