Banner Lives

Senado: sess√£o semipresencial sabatina e aprova novos embaixadores

O primeiro dia de sess√Ķes semipresenciais no Senado foi movimentado, mais especificamente na Comiss√£o de Rela√ß√Ķes Exteriores (CRE). Foram 34 sabatinas ao longo de todo o [...]

Por Juka Martins em 22/09/2020 às 06:03:04

O primeiro dia de sess√Ķes semipresenciais no Senado foi movimentado, mais especificamente na Comiss√£o de Rela√ß√Ķes Exteriores (CRE). Foram 34 sabatinas ao longo de todo o dia. Estiveram no plen√°rio, além do presidente da comiss√£o, Nelsinho Trad (PSD-MS), os senadores Fernando Collor (Pros-AL), Espiridi√£o Amin (PP-SC), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Antonio Anastasia (PSD-MG) e K√°tia Abreu (PP-TO), dentre outros. Outros senadores participaram por videoconferência.

Os senadores que n√£o estiveram no plen√°rio do colegiado puderam votar nas indica√ß√Ķes dos embaixadores em totens instalados na garagem do Senado. Foi feito um esquemadrive-thru. O senador parava o carro na garagem, votava no totem logo ao lado, voltava para o carro e ia embora.Os nomes ainda precisam ser aprovados pelo plen√°rio do Senado, o que est√° previsto para ocorrer ainda esta semana, com o mesmosistemasemipresencial.

Para conseguir sabatinar e votar tantos nomes em um só dia, os embaixadores tiveram tempo de fala limitado a cinco minutos.Nesse tempo, eles puderam falar um pouco sobre os aspectos políticos e de rela√ß√Ķes internacionais do país para o qual foram indicados e as rela√ß√Ķes desse país com o Brasil. Nelsinho Trad classificou a sess√£o como "histórica" assim que a última vota√ß√£o foi realizada.

"Encerrada a histórica reuni√£o. Solicito a presen√ßa, desde que observado o distanciamento, para uma foto oficial, que é uma praxe da nossa comiss√£o para os embaixadores aprovados presencialmente", disse o presidente da comiss√£o.

Foram aprovadas na comiss√£o as indica√ß√Ķes de embaixadores para os seguintes países:Trinidad e Tobago, Z√Ęmbia, Filipinas (acumulando comPalau, Micronésia e Ilhas Marshall), Dinamarca (com Litu√Ęnia), Países Baixos, Geórgia, Kuwait (com Bahrein), Ucr√Ęnia (com Mold√°via), Cabo Verde, Irlanda, Myanmar, Iraque, Congo (com República Centro-Africana), Botsuana, Senegal (com G√Ęmbia), Angola, Benim (com Níger), Costa do Marfim, Burkina Faso, Ir√£ e √Āfrica do Sul (com Lesoto e Maurício), Israel, Argentina, Chile, Guiné, Timor-Leste, Estônia, Mali, Suriname e Nepal.Também foram aprovadas indica√ß√Ķes para representantes do Brasil na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e na Organiza√ß√£o de Avia√ß√£o Civil Internacional (OACI).

Fonte: Agência Brasil

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva