Banner Lives

SUS n√£o entrou nem vai entrar em colapso, diz Pazuello em posse como ministro efetivo da Sa√ļde

A medida encerra um período de quatro meses em que o Ministério da Saúde estava sem titular, ao mesmo tempo em que o general j√° era visto como [...]

Por Juka Martins em 16/09/2020 às 21:20:13

A medida encerra um período de quatro meses em que o Ministério da Saúde estava sem titular, ao mesmo tempo em que o general j√° era visto como "provisório eterno".

Com a mudan√ßa, Pazuello se torna oficialmente o 48¬ļ ministro da √°rea no país –e o 3¬ļ durante a pandemia do novo coronavírus, que j√° deixa 4,4 milh√£o de casos e 133 mil mortes desde fevereiro.

Em seu discurso, Bolsonaro disse que, em meio a uma crise sanit√°ria, é menos complicado ser presidente da República do que ministro da Saúde.

O presidente ressaltou que a responsabilidade de Pazuello é "enorme" e agradeceu-lhe por ter aceitado assumir em definitivo o posto. Inicialmente, o general da ativa havia resistido ao convite de Bolsonaro.

"Eu n√£o sou um palpiteiro. E converso com meus ministros, de maneira reservada, onde procuramos nos acertar", disse o presidente. "E eu aprendi que pior que uma decis√£o mal tomada é uma indecis√£o", ressaltou.

Bolsonaro voltou a defender a prescri√ß√£o da hidroxicloroquina na fase inicial do tratamento do coronavírus. O medicamento, no entanto, n√£o tem comprova√ß√£o científica de efic√°cia no combate à doen√ßa.

"Nada mais justo, sagrado e legal que um médico, na ponta da linha, decidir o que aplicar em seu paciente na ausência de um remédio com comprova√ß√£o cientifica. A responsabilidade é do médico", afirmou.

Em entrevista após a cerimônia de posse, o ministro disse que a chegada da vacina ao Brasil pode ser antecipada caso os testes sejam concluídos antes do esperado.

Ele explicou que, no contrato de compra, h√° uma cl√°usula de antecipa√ß√£o. O cronograma atual estabelece como janeiro o mês de entrega das doses e início da vacina√ß√£o para grupos de risco.

"O programa assinado é a partir de janeiro, com possibilidade de antecipar caso os testes e a conclus√£o da vacina sejam antecipados", disse.

Pazuello disse ainda que a pasta tem discutido a possibilidade de oferecer a hidroxicloroquina pelo programa Farm√°cia Popular, que disponibiliza medicamentos de maneira gratuita ou com desconto.

"N√£o só cloroquina. Todos os medicamentos do kit Covid est√£o sendo discutidos para distribuir também na Farm√°cia Popular", afirmou.

Fonte: Banda B

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva