Sofesta

Frente de Prefeitos 'lastima' postura do governo federal sobre lista de casos de Covid-19 identificados com nome de governantes

Relatório do Pal√°cio do Planalto divulgado pelo G1 nesta segunda (10) aponta nomes de governadores estaduais e municipais e foi repassado a parlamentares aliados do [...]

Por Juka Martins em 11/08/2020 às 23:44:27
Relatório do Pal√°cio do Planalto divulgado pelo G1 nesta segunda (10) aponta nomes de governadores estaduais e municipais e foi repassado a parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro. Documento do Pal√°cio do Planalto classifica número de casos de Covid-19 por nome de governadores dos estados

Reprodução

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pelo prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, divulgou nota nesta ter√ßa-feira (11) informando que "lastima mais essa postura do governo federal" em rela√ß√£o à lista de casos de Covid-19 identificados com nomes de governadores estaduais e municipais. O relatório foi divulgado pelo G1 nesta segunda (10).

O documento foi elaborado pelo Pal√°cio do Planalto e destacava os governantes das regi√Ķes com maior número de casos positivos do novo coronavírus. A lista foi distribuída a parlamentares da base aliada do presidente Jair Bolsonaro.

"A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se manifesta, mais uma vez, lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo. O documento preparado pelo Pal√°cio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de Covid-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o √Ęnimo de apontar culpados".

Os dados de pessoas infectadas se refere ao dia em que o Brasil atingiu 100 mil mortes confirmadas. A FNP destacou que "prefeitas e prefeitos têm atuado de forma a promover o cuidado com a saúde dos cidad√£os", enquanto o governo federal "tem se esquivado das responsabilidades".

MEMORIAL: 100 mil vidas perdidas na pandemia

"Têm também solicitado apoio da Uni√£o para distribui√ß√£o de medicamentos e equipamentos. Além disso, têm buscado iniciativas coordenadas como a constru√ß√£o de um protocolo de gest√£o das medidas de isolamento social, pleito nunca atendido."

A FNP vem criticando a postura do governo federal ao longo da evolução da pandemia, e reiterou que esta não promove harmonia federativa, mas sim "atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas."

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da FNP

Carlos Bassan / PMC

Governo n√£o explicou uso de nomes

Em nota, a Secretaria de Governo confirmou a autoria o documento. Segundo o órg√£o, vinculado à Presidência da República, o relatório foi elaborado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), para "monitorar a dissemina√ß√£o da Covid-19 nos Entes Federativos para auxiliar na articula√ß√£o do Governo Federal".

"O documento em quest√£o foi criado para contribuir internamente na gest√£o de curto prazo de como a pandemia est√° se comportando nos Estados e Municípios. Os dados apresentados s√£o todos públicos e retirados do site do Ministério da Saúde", diz a nota.

O governo n√£o explicou por que enviou cópia do relatório a parlamentares da base aliada, e nem por que identificou os gestores locais, em grande parte opositores de Bolsonaro, nos gr√°ficos.

Formas erradas e corretas de usar m√°scara de prote√ß√£o contra o coronavírus

Arte/G1

Veja mais notícias da regi√£o no G1 Campinas

Fonte: G1

Comunicar erro

Coment√°rios

Tapiocaria Silva