Motos BMW vão frear e acelerar sozinhas com novo sistema adaptativo de velocidade

Tecnologia manterá automaticamente distância de veículo à frente, como já acontece nos carros. BMW terá motos com sistema adaptativo de velocidadeA BMW anunciou

Por Juka Martins em 03/07/2020 às 21:48:12
Tecnologia manterá automaticamente distância de veículo à frente, como já acontece nos carros. BMW terá motos com sistema adaptativo de velocidade

A BMW anunciou que vai introduzir o sistema de controle de velocidade adaptativo em suas motos, em breve. Isso significa que os modelos com a tecnologia poderão frear e acelerar sozinhos, como acontece já em muitos carros com essa tecnologia.

O sistema, chamado de "Adaptive Cruise Control", vai controlar a velocidade da moto e a distância do veículo que está à frente. Ainda não se sabe a qual de suas motocicletas a tecnologia vai chegar, mas este tipo de sistema é indicado a modelos utilizados em longas viagens.

Motos BMW terão sistema adaptativo de velocidade

Divulgação

De acordo com a empresa, o objetivo é trazer mais conforto e segurança para o motociclista. Feito em parceria com a Bosch, o dispositivo vai se basear na velocidade escolhida pelo motociclista, como em um "piloto automático" convencional.

Mas, a partir daí, sensores vão detectar a velocidade do veículo mais a frente e, eventualmente, desacelerar e acelerar. Vão existir 3 níveis de distância escolhidos pelo usuário, e o sistema também vai atuar em curvas, se adequando a uma velocidade compatível, diz a fabricante.

Sistema BMW manterá distância de outro veículo automaticamente

Divulgação

Ainda não vai 'andar sozinha'

A nova tecnologia mostrada pela BMW é apenas um passo para as motos se tornarem mais autônomas, um movimento que já está bem mais avançado nos automóveis. Com apenas duas rodas, esses veículos também precisam do equilíbrio para andar, mas já existem tecnologias que prometem "quebrar" essa barreira.

BMW mostra moto que dirige sozinha

A própria BMW revelou sua "moto que anda sozinha", em 2018, em uma R 1200 GS adaptada com a tecnologia; antes, em 2016, também mostrou um conceito que "nunca cai".

BMW mostra conceito de moto que não cai nunca

Por sua vez, Honda e Yamaha estão trabalhando em tecnologias que ajudam o motociclista a se equilibrar na moto.

Salão Duas Rodas 2019 - programa ao vivo - bloco 4

No Salão Duas Rodas 2019, o público brasileiro poder conferir a moto da Yamaha que é controlada por gestos.

Fonte: G1

Comentários

Happy Kids
Tapiocaria Silva