Nova defesa diz que entrou com pedido para Flávio Bolsonaro ser ouvido em investigação sobre rachadinhas

Rodrigo Roca assumiu neste fim de semana a defesa de Fl√°vio Bolsonaro. Flavio BolsonaroSaulo Angelo/Futura Press/Estad√£o ConteúdoA nova defesa do senador Fl√°vio [...]

Por Juka Martins em 22/06/2020 às 20:13:07
Rodrigo Roca assumiu neste fim de semana a defesa de Fl√°vio Bolsonaro. Flavio Bolsonaro

Saulo Angelo/Futura Press/Estad√£o Conteúdo

A nova defesa do senador Fl√°vio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou nesta segunda-feira (22) que pediu que ele seja ouvido no inquérito que apura as rachadinhas da Alerj.

"A defesa requereu nesta data a oitiva do Senador Fl√°vio Bolsonaro nos autos do procedimento investigativo, considerando-se que ele nunca havia sido chamado para prestar declara√ß√Ķes na condi√ß√£o de investigado nos mais de dez volumes do feito. Com essas declara√ß√Ķes e a evolu√ß√£o das investiga√ß√Ķes a defesa n√£o tem dúvidas de que tudo ser√° esclarecido e a Justi√ßa ser√° feita com o arquivamento dos autos", diz a nota do advogado Rodrigo Roca.

Roca assumiu neste fim de semana a defesa de Fl√°vio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no inquérito das rachadinhas, no lugar de Frederick Wassef.

O afastamento de Wassef ocorreu dias após a pris√£o de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Fl√°vio, em um imóvel que pertence ao advogado em Atibaia, no interior de S√£o Paulo.

Queiroz e Fl√°vio s√£o apontados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de participa√ß√£o em um suposto esquema de "rachadinha" na época em que o senador era deputado estadual.

Advogado j√° defendeu Cabral e general

Roca defender√° Fl√°vio com a advogada Luciana Pires, que j√° representava o parlamentar. Os advogados Rodrigo Roca Pires e a Luciana Pires s√£o irm√£os por parte de pai. J√° foram sócios em um escritório, mas Luciana - que é 8 anos mais nova - decidiu abrir o próprio escritório h√° uns anos, em sociedade com a advogada Juliana Bierrenbach, que defende Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio RJ, na Opera√ß√£o Lava Jato.

Roca foi advogado do ex-governador do Rio Sérgio Cabral até o fim de 2018. Cabral est√° preso no Complexo Penitenci√°rio de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, condenado a mais de 200 anos de pris√£o na Lava Jato.

Rodrigo Roca também representou o general José Antônio Nogueira Belham em 2014, no processo contra cinco militares reformados do Exército pelo homicídio e oculta√ß√£o de cad√°ver do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar. De acordo com as investiga√ß√Ķes do MPF-RJ, a tortura e o assassinato de Rubens Paiva aconteceram dentro do Destacamento de Opera√ß√Ķes de Informa√ß√Ķes (DOI). Belham era ex-mandante do DOI.

Rodrigo e Luciana também defenderam, em 2014, o general Nilton Cerqueira, apontado como um dos envolvidos explos√£o de uma bomba no estacionamento do Riocentro, na Zona Oeste do Rio, na noite de 30 de abril de 1981. A bomba explodiu dentro de um carro no estacionamento e matou o sargento Guilherme Pereira do Ros√°rio. A denúncia foi aceita em primeira inst√Ęncia na Justi√ßa Federal. Atualmente o processo aguarda decis√£o de inst√Ęncia superior.

No último domingo (21), o senador Fl√°vio Bolsonaro publicou em uma rede social que Wassef n√£o era mais seu advogado.

Movimentação de R$ 1,2 milhão em 2016 e 2017

Queiroz foi assessor e motorista de Fl√°vio Bolsonaro até outubro de 2018, quando foi exonerado. O procedimento investigatório criminal do Ministério Público Estadual do RJ que apura as irregularidades envolvendo Queiroz na Alerj chegou a ser suspenso por decis√£o do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, após pedidos de Fl√°vio Bolsonaro em 2019.

As investiga√ß√Ķes envolvem um relatório do Coaf, que apontou opera√ß√Ķes banc√°rias suspeitas de 74 servidores e ex-servidores da Alerj. Recursos usados para pagar funcion√°rios na Alerj voltavam para os próprios deputados estaduais.

A movimenta√ß√£o atípica de R$ 1,2 milh√£o na conta de Queiroz ocorreu, segundo as investiga√ß√Ķes, entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, incluindo depósitos e saques.

Fonte: G1

Coment√°rios

Happy Kids
Tapiocaria Silva