Home / Destaque / Governo do Estado promove capacitação de profissionais da rede SUS no combate ao tabagismo

Governo do Estado promove capacitação de profissionais da rede SUS no combate ao tabagismo

capacitação

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta quinta-feira (10), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, uma capacitação para profissionais de saúde que realizam o tratamento do fumante no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação contou com uma intensa programação de palestras com especialistas na área que debateram temas sobre o programa; como deve ser realizado o tratamento através da abordagem cognitiva comportamental e apoio medicamentoso.

Voltada para profissionais da área, a capacitação reuniu 65 participantes que não participaram da qualificação em 2015, entre eles, médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de nível superior, que possuem perfil para trabalhar com o Programa de Cessação do Tabagismo e serem multiplicadores em seus respectivos municípios.

De acordo com a técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Terezinha Pessoa, a capacitação teve o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para a abordagem e Tratamento do Fumante na rede SUS, promovendo a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Segundo Terezinha, a importância dessa qualificação é o Estado sensibilizar o maior número de profissionais de saúde para alertar o usuário do SUS sobre os malefícios do fumo.

Para a assistente social do município de Brejo do Cruz, Domerina Ribeiro Monteiro, através da capacitação ela pode adquirir conhecimento dos males do cigarro e de como ajudar uma pessoa a parar de fumar e depois poder repassar para o grupo de tabagismo da sua cidade que foi inaugurado oito dias atrás.

O médico Bruno Ferreira dos Santos destacou na sua palestra a importância do tratamento farmacológico do tabagismo, considerando que ele deve ser realizado conjuntamente com a abordagem em grupo e psicoterápica, o que promoverá maior eficácia e menor risco de recaída para o usuário que deseja parar de fumar.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Vereadores de Bananeiras aprovam projeto de lei que garante isenção de IPTU para portadores de doenças crônicas

Os vereadores da Câmara de Bananeiras, PB, aprovaram em sessão ordinária projeto de lei do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *