Home / Destaque / Espaço LGBT atende 7 mil pessoas em cinco anos de atuação

Espaço LGBT atende 7 mil pessoas em cinco anos de atuação

7720293_orig

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento da Homofobia da Paraíba (Espaço LGBT) atendeu 7 mil pessoas no período de 2011 a 2015. Funcionando, das 8h às 16h30, na Avenida Princesa Isabel, nº 164, Centro (em frente ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE), na Capital, o serviço oferece atendimento psicológico, jurídico e de assistência social para lésbicas, travestis, transexuais, gays e bissexuais.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o novo lugar de funcionamento está proporcionando uma melhor assistência para usuários e usuárias. Foram feitos 914 cadastros encaminhados por 63 municípios da Paraíba.

O Espaço LGBT é um serviço do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), e promove a cidadania e os direitos humanos da população LGBT, atua no enfrentamento à homofobia e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

O serviço oferece atendimento psicológico, jurídico e de assistência social, além de busca ativa, atividades de capacitação locais e itinerantes realizadas em vários municípios do Estado. “Além disso, fazemos a triagem para encaminhamento ao ambulatório de atendimento especializado para travestis e transexuais, no Hospital Clementino Fraga, que oferece vários serviços de saúde integral, incluindo processo de hormonioterapia”, explica.

O Espaço LGBT, por meio do setor jurídico, também tem judicializado processos de violação de direitos de LGBT, casos de adoção por LGBT ou casais homoafetivos, divisão de bens,  acesso a benefícios previdenciários, bem como acompanhamento da garantia do casamento civil ou união estável entre pessoas do mesmo sexo.

O setor jurídico deu entrada em 80 ações de retificação do nome de registro (mudança de prenome) para travestis e transexuais nas Comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Desse total, 50 foram concluídos com êxito.

“O serviço do Espaço LGBT vem funcionando e atendendo de maneira cada vez mais frequente à demanda do público LGBT. Neste ano, pretendemos ampliar o atendimento para pessoas trans e travestis, além de atuar mais no enfrentamento à homofobia”, disse Gilberta Soares. 

Serviço

ENDEREÇO DO NOVO ESPAÇO LGBT

Centro Estadual de Referência dos Direitos dos LGBT e Enfrentamento da Homofobia da Paraíba

Avenida Princesa Isabel, nº 164, Centro, João Pessoa

Telefone (83) 3214-7188   –    E-mail: centrolgbtpb@gmail.com

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Vereadores de Bananeiras aprovam projeto de lei que garante isenção de IPTU para portadores de doenças crônicas

Os vereadores da Câmara de Bananeiras, PB, aprovaram em sessão ordinária projeto de lei do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *