Home / Esportes / DEFINIDO O FORMATO DO PARAIBANO 2018, COM PRIMEIRA FASE EM GRUPOS

DEFINIDO O FORMATO DO PARAIBANO 2018, COM PRIMEIRA FASE EM GRUPOS

Depois de muitas horas de reunião na sede da Federação Paraibana de Futebol, com direito a pausa para almoço em uma churrascaria da Capital, enfim, ontem o martelo foi batido sobre a fórmula de disputa do Campeonato Paraibano 2018. A competição, que será iniciada no dia 07 de janeiro, terá as dez equipes divididas em dois grupos e será realizada em 16 datas.

Os participantes do Grupo A encaram os do B em jogos de ida e volta, com os primeiros colocados de cada chave avançando direto para a semifinal. Vale lembrar que as chaves foram escolhidas usando como base a classificação das equipes no Paraibano deste ano.

Os segundos e terceiros colocados de cada grupo duelam entre si, em jogos de ida e volta, para definir os outros semifinalistas. Os jogos das semifinais e finais também serão disputados em ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa.

Os dois piores de cada grupo vão participar de um quadrangular que definirá os rebaixados. As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta (seis datas) e as duas equipes de menor índice técnico vão para a Segundona. A previsão é que o certame estadual seja concluído no dia 08 de abril.

A fórmula de disputa escolhida foi bem parecida com o formato apresentado pelas equipes do Sertão, encabeçadas pelo Sousa de Aldeone Abrantes. A principal diferença do modelo proposto para o escolhido foi à inclusão do quadrangular do rebaixamento. O cartola alviverde elogiou o formato adotado para o Paraibano 2018.

“Estou muito satisfeito. A gente trouxe uma proposta aberta a modificações e o que foi proposto foi para melhor. A grande vantagem que a gente teve foi a manutenção do cruzamento olímpico, para motivar tecnicamente o campeonato. As 16 datas também foram mantidas e foi criado o quadrangular da morte”, avaliou o cartola.

Uma coisa é certa

Como os times da mesma chave se enfrentam na segunda fase e na semifinal, o Paraibano terá um finalista do Grupo A e outro do B.

Clássicos podem não acontecer e Treze com tabela complicada

Com o formato adotado para o Paraibano 2018, existe a possibilidade de importantes clássicos não serem realizados na competição. Como Botafogo, Auto Esporte e Campinense estão no mesmo grupo, só poderemos ter os clássicos ‘Botauto’ e ‘Emoção’ na segunda fase ou numa eventual semifinal, que é quando os clubes da mesma chave se enfrentam.

“É uma possibilidade (de não ter o Botauto), mas eu estava até conversando com o presidente Watteau Rodrigues (mandatário do Auto) e a gente espera se encontrar numa outra fase. Nós vamos encarar apenas o clássico contra o Treze na primeira fase, mas poderemos encontrar com Auto Esporte e Campinense na fase decisiva do campeonato”, opinou o vice-presidente do Belo, Guilherme Carvalho, o Novinho.

Se tem um clube que pegou uma tabela complicada foi o Treze. Principal time do Grupo B, o Galo vai enfrentar duas vezes Botafogo e Campinense, que estão na chave oposta. Além disso, terá viagens para o Sertão para encarar Nacional de Patos e Sousa, tudo isso em meio à disputa da Copa do Nordeste. Mesmo com compromissos complicados, o presidente do clube, Juarez Lourenço, não fez críticas ao formato do campeonato.

“Não, de maneira alguma. Eu parto daquela premissa de que um time que quer ser campeão não pode escolher adversário, nem número de jogos. O Treze aceitou o que foi proposto na reunião de que vai dar tudo certo”, declarou o cartola.

As chaves

Grupo A

Auto Esporte

Botafogo

Campinense

Nacional de Patos

Sousa

Grupo B

Atlético de Cajazeiras

CSP

Desportiva Guarabira,

Serrano

Treze

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Em casa, Treze vence Itabaiana e assume liderança do Grupo A9 da Série D

Foto: Divulgação / Treze Na luta direita pela liderança do Grupo 9 da Série D, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *