Home / Destaque / Comissão da Câmara de Bananeiras entrega dados ao IBGE para regularizar o Distrito de Roma

Comissão da Câmara de Bananeiras entrega dados ao IBGE para regularizar o Distrito de Roma

vereadores-225x300

A Câmara Municipal de Bananeiras enviou uma comissão formada pelos vereadores Guga Aragão, Ramon Moreira e Marcelo, para oficializarem a criação do distrito de Roma. Em 1998 foi aprovada a lei de sua criação, mas por ter sua delimitação territorial invadido as dimensões geográficas do Distrito de Vila Maia, a lei não pode ser reconhecida e Roma continua sendo considerada área rural.

A comissão esteve junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para tratarem dos tramites que possibilitará a regularização territorial do local e assim beneficiar a população de Roma, que passará a ser considerada área urbana.

O presidente da Casa Odon Bezerra, Guga Aragão, destacou que a efetivação do reconhecimento do Distrito de Roma possibilitará conquistas para a localidade de serviços importantes como a instalação dos Postos dos Correios e acesso ao crédito imobiliário da Caixa.

De acordo com o vereador Ramon Moreira, técnicos do IBGE irão auxiliar na elaboração de uma lei com a delimitação dos Distritos de Roma e Vila Maia, através um memorial descritivo de todas as comunidades rurais que comporão o núcleo urbano de cada Distrito, se utilizando da tecnologia dos satélites por meio de GPS juntamente com as informações coletadas pelos representantes da Câmara que serão entregues ao IBGE. Após esse memorial elaborado a Câmara irá criar uma lei readequado as leis de criação dos Distritos em questão para que o IBGE encaminhe ao Rio de Janeiro para reconhecer o Distrito de Roma e reordenar Vila Maia.

O Município de Bananeiras possui em seu território três distritos: Maia (1937), Tabuleiro (1983) e Roma (1998). A Criação de um Distrito se dá através de lei municipal e consulta popular. Sua delimitação é definida pelo IGC, por meio de verificação da área de influencia da sede do futuro Distrito, levando-se em conta, sempre que possível, os acidentes naturais e atendendo às conveniências dos moradores da região.

Inara Neves TV Portal Folha do Brejo

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Câmara de Cabedelo aprova pedido de impeachment de Leto Viana

O pedido de impeachment foi protocolado por cinco partidos (PSOL, PSB, PT, PCdoB e PTC). ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *