Home / Destaque / BRASILEIRO DA OMS: DENGUE É MAIS GRAVE QUE CHIKUNGUNYA E ZIKA JUNTOS

BRASILEIRO DA OMS: DENGUE É MAIS GRAVE QUE CHIKUNGUNYA E ZIKA JUNTOS

images-cms-image-000480810

Integrante do comitê de especialistas da OMS (Organização Mundial de Saúde), o virologista brasileiro Pedro Vasconcelos fez um alerta e disse que o mundo, não só o Brasil, está perdendo a guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. “Todos os países hoje sendo anunciados com zika também têm dengue e chikungunya. Há perda global da espécie humana para a espécie Aedes aegypti”, disse.

No entanto, para ele, a principal questão deveria ser a crise da dengue: “A OMS estima a ocorrência de 300 milhões de infecções por dengue por ano, das quais 100 milhões com sintomas. Aproximadamente 50 mil doentes morrem por ano. A dengue é negligenciada. Parece banalizada no mundo todo. Mas é mais grave que chikungunya e zika juntos”, afirmou ele, em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.

O virologista disse ainda não ter dúvidas sobre o zika ser a causa da microcefalia: “Mas a outra pergunta é: todos os casos investigados de microcefalia no Brasil são causados pelo vírus zika? Provavelmente não, pois há outras causas: toxoplasmose, citomegalovírus, sífilis. Mas esse aumento intenso foi pelo zika” (leia mais).

brasil247

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Vereadores de Bananeiras aprovam projeto de lei que garante isenção de IPTU para portadores de doenças crônicas

Os vereadores da Câmara de Bananeiras, PB, aprovaram em sessão ordinária projeto de lei do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *