Home / Geral / WhatsApp vai compartilhar dados de usuários com Facebook; veja como evitar o Facebook

WhatsApp vai compartilhar dados de usuários com Facebook; veja como evitar o Facebook

O WhatsApp lançou um novo update em sua plataforma que introduz uma nova condição na Política de Privacidade do aplicativo. O app pretende testar novos recursos de negócios compartilhando os números dos contatos do usuário com o Facebook. As informações seriam trocadas entre as duas plataformas, que pertencem à mesma companhia.

De acordo com respostas do FAQ do Whatsapp, a empresa pretende compartilhar dados não somente com o Facebook mas com toda a “Família de Empresas do Facebook” para aprimorar a experiência dos serviços. Informações compartilhadas no WhatsApp, incluindo suas mensagens, imagens e dados de conta NÃO serão compartilhados em sua conta no Facebook ou em qualquer outro app da família do Facebook para que outros vejam. Os aplicativos terão acesso à dados, já que todas mensagens da plataforma de mensagens instantâneas são agora criptografadas de ponta-a-ponta.

whatsapp_privacidade

Whatsapp traz uma nova fonte; veja como usá-la (e o que vai dar pra fazer com ela)

“Uma vez que você tenha aceitado nossos Termos de Serviço e nossa Política de Privacidade, nós iremos compartilhar alguns dos dados de sua conta com o Facebook e com as empresas da família do Facebook, dados como o número de telefone que você utilizou para verificar sua conta ao se registrar ao WhatsApp e também o horário da última vez que você utilizou nossos serviços.”

Usuários existentes podem escolher não compartilhar os dados de sua conta com o Facebook. Há duas opções de fazer isso:

1 – Antes de clicar na opção “Aceitar” nos Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados, toque em “Leia“. Há um botão de controle no final da tela. Será possível desmarcar a opção de compartilhamento de dados.

2 – Após aceitar os Termos de Serviço e Política de Privacidade atualizados, o usuário terá 30 dias para mudar a opção de compartilhamento. Para mudar entre em Configurações ou Ajustes > Conta > Compartilhar os dados da minha conta no aplicativo > desmarque a opção.

whatsapp_privacidade_02

Novos termos de uso do WhatsApp: entenda o que muda

No início desta quinta-feira, 25, o WhatsApp atualizou seus termos de uso, trazendo, entre as principais mudanças, a permissão para compartilhar dados do usuário com o Facebook por padrão.

O que o Facebook vai saber?
A partir de agora, o Facebook pode ter acesso ao número de telefone, horários em que o usuário permanece no app de mensagens e até se já conversou com empresas através dele.

Diante da polêmica causada, o aplicativo emitiu um comunicado onde explica os principais pontos dos novos termos. Confira:

1. Compartilhamento com o Facebook
O WhatsApp garante que nada compartilhado em seu app, incluindo mensagens, fotos e dados da conta serão compartilhados com o Facebook ou outros apps da companhia. “Estamos trabalhando juntos para melhorar nossos serviços e ofertas, como por exemplo, combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes entre outros no Facebook”, afirma o comunicado.

2. Privacidade
O aplicativo afirma ainda que não lê as mensagens do usuário e que segue com sua criptografia de ponta a ponta, além de outras ferramentas de segurança. “Nós não mantemos suas mensagens após o envio das mesmas. Quando elas estão criptografadas de ponta a ponta, nós e terceiros, não podemos lê-las de maneira alguma”, explica a empresa.

3. Empresas
A ideia por trás da mudança nos termos de uso é permitir que os usuários consigam se comunicar com empresas através do WhatsApp. A empresa cita “pedidos, transações, informações sobre consultas, alertas para a entrega de pedidos, atualizações sobre produtos e serviços e marketing, ou seja, propaganda.

4. Publicidade
De maneira superficial, o WhatsApp explica que o usuário poderá receber mensagens de marketing, com ofertas de produtos de seu interesse. O app garante, no entanto, que não haverá spam, nem banners de anúncios.

5. Existe alternativa?
Apesar de ser obrigado a aceitar os novos termos para continuar usando o aplicativo, o WhatsApp explica que o usuário será capaz de gerenciar essas comunicações. Quem preferir pode optar por não compartilhar os dados do WhatsApp com o Facebook. Para isso, basta clicar em Configurações > Conta.

Fonte: adrenaline via: Venture Beat e WhatsApp

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

capa_04122016160840

Prefeito de Dona Inês destaca conquista do Selo Unicef Município Aprovado

Em seu programa semana de rádio, o Prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, destacou neste ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *