Home / Destaque / Veja como consultoras da Mary Kay faturam até 200 000 reais por mês

Veja como consultoras da Mary Kay faturam até 200 000 reais por mês

marykay
As diretoras Elaine e Magali:carrões coloridos ganhos como prêmio por desempenho(Foto: Leo Martins)

Os carrões rosa-bebê chamam atenção por onde passam. Atrás do volante, aparecem bem cuidadas consultoras de beleza da Mary Kay, a terceira maior companhia em vendas diretas de cosméticos no Brasil, atrás de Natura e Avon. Cerca de 440 000 mulheres compõem o time do negócio no país, número que triplicou desde 2013. A maioria das profissionais atua por aqui, e o rendimento inicial é de 1 000 a 4 000 reais.

Elaine Santos, de 45 anos, dirige um dos 102 automóveis coloridos registrados na capital, que apenas as representantes de elite conquistam o direito de uso pela performance. De modelos como Cruze e Captiva, os bólidos valem mais de 80 000 reais. Em 2010, Elaine trocou a carreira de gerente comercial em grandes bancos para comercializar produtos da marca focada no comércio porta a porta. O motivo? Retorno financeiro maior combinado a horários flexíveis. “Eu trabalho só à tarde e ganho seis vezes mais que no emprego anterior”, comemora. Ela integra o grupode 95 diretoras nacionais independentes, que embolsam até 200 000 reais por mês.

A operação da americana Mary Kay no Brasil, iniciada em 1998, perde em tamanho apenas para a atuação na China e nos Estados Unidos. Apesar da crise, afilial cresceu 40% em 2015. Analistas estimam que o faturamento no país girou em torno de 600 milhões de reais no ano passado. A companhia planeja construir sua primeira fábrica nacional, ainda sem data nem local definidos (hoje, os itens têm produção terceirizada e alguns são importados). O portfólio inclui 300 cremes, perfumes e maquiagens — um batom custa 39,90 reais e uma base sai por 62 reais.

O programa de incentivo às representantes é um dos maiores chamarizes. Elas lucram com a venda dos artigos (a margem média é de 35%), podem criar equipes e ganhar comissão de até 13% sobre o rendimento das subordinadas, além de faturar outras bonificações, joias e viagens. “Tenho pelo menos 5 000 pessoas abaixo de mim”, estima Magali Moraes, 38, outra integrante do grupo das diretoras nacionais.

Instabilidade econômica e desemprego mostram-se terreno fértil para a expansão das vendas diretas. “Há pouca burocracia e o investimento inicial é baixo”, garante Roberta Kuruzu, diretora executiva da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Para ingressar na Mary Kay, por exemplo, basta desembolsar 169 reais por um kit com amostras e materiais de apoio.

A estudante Vanessa Miranda Milagre tornou-se consultora há cerca de um ano, com o objetivo de complementar o salário de auxiliar de escritório. Há dois meses, no entanto, decidiu dedicar-se integralmente aos cosméticos. A jovem já fez uma plástica no nariz com seus lucros e prepara-se para receber próteses de silicone nos seios. “Ando investindo na minha imagem”,explica. Sua próxima meta: juntar dinheiro para comprar um carro. “Um dia, ele será cor-de-rosa”, sonha.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

IMG_1284-e1493082553798

Polícia prende suspeito de matar agente de trânsito em blitz da ‘Lei Seca’ na PB

Rodolpho Carlos foi preso cerca de 90 dias depois do caso Foi preso nesta segunda-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *