Home / Destaque / Tirar Carteira de Motorista vai ficar mais caro em 2017. Entenda

Tirar Carteira de Motorista vai ficar mais caro em 2017. Entenda

carteira-de-habilitacao-gratuita-como-conseguir-3

Tirar Carteira de Motorista será com simulador de direção veicular e preço mais salgado no ano que vem. O uso do equipamento será obrigatório a partir de janeiro de 2017, segundo norma publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (8/11).

A medida deveria ter saído do papel no primeiro dia do ano de 2016, mas foi adiada. Assim, os brasilienses que desejarem obter, adicionar ou mudar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a categoria B a partir do ano que vem terão mais cinco aulas, de uma hora cada, nos simuladores de automóveis. Pelo menos uma delas será no período noturno.

Segundo o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF), os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão aumentar. Hoje, variam de R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil. Os novos valores, no entanto, ainda não foram divulgados.

“Ainda não sabemos o valor do ajuste. Vai depender do custo cobrado pelas empresas donas dos equipamentos. Alguns centros de formação do DF adquiriram o simulador por meio de contrato de comodato. Nós alugamos as máquinas e repassaremos os valores da aula rodada para as empresas”, explicou o presidente do Sindauto, Francisco Joaquim Loiola.

Ele também afirma que nem todas as autoescolas têm condições de adquirir os equipamentos. “As que não conseguirem, poderão compartilhar o simulador de outra instituição credenciada pelo Detran-DF”.

Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a exigência atende às resoluções 422/2012, 571/2015 e 572/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ainda de acordo com o órgão, as autoescolas do DF estão se adequando com equipamentos próprios ou compartilhados. O Detran acompanha a transição.

Na prática, os candidatos à CNH da categoria “B” passarão pelo seguinte procedimento:

Exames numa clínica credenciada;
Escolha de um CFC credenciado A ou AB, para fazer o curso teórico;
Aulas com o simulador;
Realização de prova teórica;
Se aprovado na prova teórica, vão para as aulas práticas (direção veicular);
Prova prática.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

hqdefault

ASSISTA: Sobrevivente do voo da Chapecoense tem alta e grava vídeo de agradecimento

O comissário de bordo Erwin Tumiri, que sobreviveu à queda do avião que levava o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *