Home / Notícias / SES-PB promove palestra sobre saúde do homem para profissionais do Corpo de Bombeiros

SES-PB promove palestra sobre saúde do homem para profissionais do Corpo de Bombeiros

ses-palestra-novembro-azul-aos-bombeiros-1 ses-palestra-novembro-azul-aos-bombeiros-3

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio do Núcleo de Saúde do Homem, promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), uma palestra de caráter preventivo e educativo sobre a saúde do homem, em especial sobre o câncer de próstata, aos servidores do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros. O evento integra as atividades programadas para o Novembro Azul.

“Nossa equipe planejou uma série de atividades para este mês, enfatizando a todos os homens a importância de cuidar da saúde de maneira integral. Fizemos contato com várias instituições, entre elas, o Corpo de Bombeiros, que nos sinalizou o interesse pela palestra”, informou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES, Hélio Soares.

Ele comentou, também, que o público é predominantemente masculino e trabalha diretamente com a saúde, pois fazem resgate de atendimento pré-hospitalar. “Aproveitamos para ressaltar que os profissionais que lidam com a saúde também precisam estar atentos aos cuidados com o próprio corpo e, consequentemente, com suas vidas”, alertou.

Ainda de acordo com Hélio, é comum existir resistência entre os homens quando o assunto é saúde. “Os homens, geralmente, são mais fechados e têm dificuldade de expor os problemas. Algumas vezes têm medo ou preconceito de fazer exames, principalmente se, aparentemente, a saúde está bem. Precisamos quebrar estas barreiras e mostrar que é preciso se cuidar o tempo todo. Um evento pontual como este é muito importante porque facilita o diálogo, dissemina informações, promove a discussão e estimula a conscientização”, comentou.

Ao todo, 17 profissionais do Corpo de Bombeiros participaram da palestra. “Por causa da nossa rotina atribulada, muitas vezes acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmos. Neste mês de novembro, em que os olhares se voltam à saúde do homem, aproveitamos para estabelecer esta parceria com a SES e estimular nossos servidores a procurarem os serviços de saúde e adotarem hábitos melhores para a vida”, disse o tenente Eliúde Santiago.

O militar Joab Fernando Vasconcelos tem 49 anos e, até então, nunca havia feito um check-up médico. “Estou sempre bem e nunca tive problemas de saúde. Por isso, nunca senti a necessidade de ir ao médico fazer exames. A palestra me trouxe a vontade de cuidar mais de mim e, com a idade avançando, preciso ficar atento para viver mais e melhor”, disse.

Novembro Azul – O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

As doenças que mais afetam os homens no país são: infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca), diabetes mellitus, pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, neoplasia maligna da próstata, neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões, neoplasia maligna do estomago, neoplasia maligna do fígado e vias biliares intra-hepáticas, e neoplasia maligna da cavidade oral/traqueia, brônquio e pulmão.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Para que ocorra a diminuição da mortalidade por câncer de próstata, torna-se de extrema importância o incentivo à população masculina no que se refere à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

701377_orig

Veja perguntas e respostas sobre recuperação judicial

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, informou nesta terça-feira (29) que após meses de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *