Home / Notícias / Saúde lembra Dia Mundial do Diabetes com Feira de Saúde

Saúde lembra Dia Mundial do Diabetes com Feira de Saúde

ses-dia-mundial-de-combate-a-diabetes-1ses-dia-mundial-de-combate-a-diabetes-3

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Paraíba e alunos do Projeto “Educando Educadores Sem Fronteiras”, a II Feira da Saúde, no Campus I da FCM, na Praça Dom Ulrico, no Centro Histórico de João Pessoa.

Com entrada gratuita, a feira foi direcionada para a população em geral, com o objetivo de passar informações sobre a prevenção e a educação em diabetes como principal forma de conseguir a adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida de seus portadores. Durante o evento, foram realizadas, também, atividades como teste de glicemia capilar (ponta de dedo); oficina do pé diabético; avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC); aferição de pressão arterial; tabagismo como fator de risco e orientação alimentar.

“Nossa missão é mostrar à população que é possível prevenir o diabetes, inserindo hábitos saudáveis como boa alimentação e prática de atividades físicas. Para quem já tem o agravo, os profissionais orientam sobre a melhor maneira de tratar, os serviços de referência do Estado, bem como a forma correta de armazenar e manusear os medicamentos”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Ndants), da SES-PB, Gerlane Carvalho.

A II Feira da Saúde fez parte da etapa de finalização do Projeto “Educando Educadores Sem Fronteiras”, uma parceria da SES-PB com a Sociedade Brasileira de Diabetes e apoio da ONG internacional World Diabetes Foundation (WDF). João Pessoa sediou a terceira edição do Projeto. A primeira foi em Boa Vista (RR), em 2104, e a segunda, em Manaus (AM).

“O maior objetivo é que os profissionais mudem a forma de trabalhar com o diabetes através da motivação. Com isso, muda a linguagem; o comportamento e a forma de abordagem para que o paciente passe a ser um aliado do tratamento”, comentou a coordenadora científica do Projeto, a médica endocrinologista Cláudia Pieper.

Ela comentou, ainda, que o curso aborda os sete comportamentos do autocuidado: comer saudavelmente; praticar atividades físicas; vigiar taxas; tomar os medicamentos; adaptar-se saudavelmente; resolver problemas; reduzir os riscos.

“O curso é teórico e prático e nosso objetivo é atingir a população carente e pessoas mais necessitadas, especialmente em regiões distantes, por isso o nome ‘Sem Fronteiras’. Os profissionais foram qualificados e agora são multiplicadores das informações, levando serviços de excelência, com atendimento diferenciado”, informou.

A enfermeira Maria Aparecida Cavalcanti é atualmente coordenadora setorial do Hospital Clementino Fraga, que integra a rede estadual, e foi uma das alunas do Projeto “Educando Educadores Sem Fronteiras”.

“Trabalho como enfermeira há seis anos e este curso agregou muito ao meu currículo. Para nós, profissionais de saúde, a atualização dos conhecimentos sobre o diabetes é extremamente importante. Vamos disseminar as informações, levando serviço humanitário e melhor atendimento aos pacientes”, disse ela.

A auxiliar de serviços gerais Creusa da Silva aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Sempre faço exames de seis em seis meses. Hoje me senti muito bem cuidada, fui atendida com carinho e fiz vários exames em um único lugar”, comemorou.

Estimativa – O Ministério da Saúde estima que na Paraíba 5,3% da população é diabética, ou seja, 209.032 dos paraibanos. Na capital, a estimativa é de 4,7% da população, composta por 37.680 pessoenses. A estimativa da população da Paraíba, em 2016, é de 3.944.000 moradores e a de João Pessoa, em 2016, é de 801.680.

 

Óbitos por Diabetes na Paraíba

Estado 2012 2013 2014 2015 2016       Total
Paraíba 1.737 1.812 1.793 1.680 1.337       8.358

 

Óbitos por Diabetes em João Pessoa

Município  2012 2013 2014 2015 2016       Total
J. Pessoa  237 244 259 251 228       1.219

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

701377_orig

Veja perguntas e respostas sobre recuperação judicial

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, informou nesta terça-feira (29) que após meses de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *