Home / Geral / Ricardo inaugura Unidade de Polícia Solidária nos Bancários para atender cerca de 40 mil habitantes

Ricardo inaugura Unidade de Polícia Solidária nos Bancários para atender cerca de 40 mil habitantes

ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-1 ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-2 ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-3 ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-5 ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-10 ups-dos-bancarios-foto-francisco-franca-secom-pb-11

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (30), a Unidade de Polícia Solidária (UPS) dos Bancários, que vai beneficiar quase 40 mil moradores dos Bancários, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, Anatólia e comunidade do Timbó. A UPS recebeu cerca de R$ 300 mil de investimento numa parceria com recursos públicos e privados. Durante a solenidade, Ricardo também fez a entrega de 17 viaturas para o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Participaram da inauguração o senador Raimundo Lira, deputados estaduais, auxiliares do Governo e autoridades militares.

Na ocasião, houve a entrega de medalhas e láureas para militares e pessoas que contribuíram com a área da segurança, além do desfile dos policiais que vão atuar na UPS e em outros pontos da cidade. “Lembro que neste bairro, há alguns anos, tinham vários casos de violência, como estupros e roubos. Fizemos ações para combater essa criminalidade e hoje, com esta parceria público-privada, estamos inaugurando a Unidade de Polícia Solidária que faz parte da política de segurança que implantamos neste Governo. Em todos os locais onde uma UPS é inserida os índices de criminalidade caem. Isso mostra que o combate à violência tem avançado, como em relação à queda do número de homicídios. A política pública de segurança que fazemos está correta e buscamos melhorar a cada dia”, pontuou o governador.

Ricardo ainda reforçou a necessidade de haver uma política nacional de segurança que unifique as ações nesta área em todo o país. “No Brasil cerca de 60 mil pessoas são mortas por ano, a maioria pobres, negros e jovens. Isso não é normal, o país precisa acordar para essa questão e criar uma grande política nacional de segurança, com uma base padronizada. É preciso dividir as responsabilidades e a União tem que ter uma política nacional na área visando combater a criminalidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a unidade funcionará 24 horas e vai aproximar mais a polícia da sociedade. “Antes a polícia era muito afastada da população. Com o modelo de UPS que foi criado em 2012 pelo Governo do Estado, essa realidade vem se modificando e a polícia solidária está conseguindo ficar mais próxima da população. A chegada da UPS está trazendo uma grande diminuição da criminalidade nos bairros. Tudo isso faz parte da nossa política pública de segurança que amplia, qualifica e melhora o policiamento no Estado”, enfatizou.

A UPS dos Bancários é a 25ª implantada no Estado e a 15ª na cidade de João Pessoa. Esta Unidade conta com uma equipe de 49 policiais, quatro viaturas, uma Van e três motos. “Agradeço a confiança do povo nessa polícia que está atuando de forma cada vez mais eficiente. A Polícia Militar vem para somar, para construir e vivenciar a vida em sociedade. Já chegamos a 25ª UPS que vem trazendo mais segurança para a população. A polícia solidária representa as mãos que se unem para juntas mudar a sociedade”, observou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O senador Raimundo Lira comentou que o Governo Federal precisa unir as estratégias de segurança no país para combater a criminalidade. “Lutamos para que a União crie uma política pública de segurança unificada, uma espécie de identidade nacional na área. Dessa forma, os Estados trabalhariam de forma padronizada e em conjunto com o Governo Federal, proporcionando mais condições de combater a violência de forma eficaz”, falou.

O padre Marcondes Menezes, da Paróquia Menino Jesus de Praga, nos Bancários, agradeceu o empenho do Governo do Estado em promover ações que tragam mais segurança para a população. “É uma satisfação ver esse sonho se realizando. Era um pedido dos moradores que em união com o Governo do Estado conseguimos conquistar. É um equipamento muito importante e desejado pela população desta área. A UPS vai reforçar demais o policiamento nos Bancários e região. Cedemos o local e o Governo reformou e cuidou para proporcionar todas as condições necessárias para a instalação desta Unidade. Que continuemos unidos pela paz”, conclamou.

“Eu moro há aproximadamente 30 anos no bairro dos Bancários e infelizmente a nossa segurança estava deixando a desejar. Mas acredito que a chegada da UPS vai diminuir bastante a criminalidade. Foi muito bom a vinda da unidade para que todos nós que somos moradores da localidade tenhamos mais tranquilidade”, comemorou a moradora Eurídice Almeida.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

douglas-lucena

Prefeito de Bananeiras promete pagar 13º dos servidores efetivos

Douglas Lucena, prefeito da cidade de Bananeiras Há quase dois anos o discurso da maioria ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *