Home / Destaque / Receita Estadual firma parceria com Conselho de Contabilidade e garante acesso aos cursos de EAD

Receita Estadual firma parceria com Conselho de Contabilidade e garante acesso aos cursos de EAD

foto_convenio_esat_crc_pb_2

foto_convenio_esat_crc_pb_4

O programa “Semeando Sementes da Cidadania”, desenvolvido pela Escola de Administração Tributária (Esat) da Receita Estadual, ganhou na tarde dessa quinta-feira (27) mais uma parceria: os contadores. O secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), Garibaldi Dantas Filho, assinaram um convênio, durante a plenária de outubro da entidade, que vai permitir o acesso aos cursos de EAD (Educação a Distância) produzidos na plataforma virtual da Esat https://www3.receita.pb.gov.br/portalesat/.

Pioneira na gestão estadual em oferecer cursos em plataforma virtual à distância na esfera pública, a Esat, que já produz cursos para a Receita Estadual, vem ampliando parcerias com entidades e, assim, garantindo acesso à sua plataforma virtual de cursos com temáticas voltadas à educação fiscal. Neste ano, já foram assinados convênios com a Secretaria de Educação do Estado e com o Fórum de Combate à Corrupção (Focco).

CURSOS OFERECIDOS – Os cursos de educação fiscal na modalidade EAD (Educação a Distância) serão oferecidos, gratuitamente, também aos contadores filiados ao Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba. Entre os cursos já disponibilizados estão “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “ICMS –Saiba mais” e a “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”.

O secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, apontou o avanço este ano das parcerias do programa ‘Semeando Sementes da Cidadania’ com as diversas entidades e órgãos públicos. “Esse programa visa divulgar e conscientizar a sociedade de temas importantes de educação fiscal, entre eles a questão dos tributos, o gasto público e também as novas notas eletrônicas como a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e). Neste sentido, não poderíamos deixar de fora um público seleto e intelectualizado de profissionais como os contadores, filiados ao Conselho Regional de Contabilidade. O intuito da parceria e do convênio é de juntar esforços com esses profissionais para divulgarmos e ampliamos esses cursos à distância, disponibilizados pela plataforma da Esat, órgão vinculado à Receita Estadual”, comentou.

NOVO PARCEIRO – O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), Garibaldi Dantas Filho, destacou a flexibilidade dos horários e a comodidade como pontos importantes da plataforma dos cursos oferecidos pela Esat para os contadores. “A modalidade de cursos de Educação a Distância pela internet vai facilitar o acesso e a frequência dos contadores, pois ele poderá administrar melhor o seu tempo livre destinado para a qualificação, inclusive nos finais de semana, sem prejudicar o serviço contábil aos clientes. Nessa plataforma, a assimilação ao conteúdo dos cursos ganha também mais qualidade”, apontou o presidente, acrescentando ainda que a integração do CRC-PB e do Fisco Estadual é de “suma importância” para vencer os desafios da complexa legislação tributária.

Para Garibaldi, a próxima etapa será divulgar na página do CRC-PB o link para que os contadores tenham acesso ao conteúdo dos cursos. “Contudo, creio que, antes de tudo, o papel da Esat e do próprio Fisco seja no sentido de orientação mais do que a própria penalização do contribuinte”, finalizou.

Além do secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), Garibaldi Dantas Filho, participaram da assinatura do convênio os conselheiros do CRC-PB, a diretora executiva da Esat, Elaine César, e a coordenadora executiva do programa “Semeando Sementes da Cidadania”, Ciliana Nunes.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

IMG_1284-e1493082553798

Polícia prende suspeito de matar agente de trânsito em blitz da ‘Lei Seca’ na PB

Rodolpho Carlos foi preso cerca de 90 dias depois do caso Foi preso nesta segunda-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *