Home / Geral / Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade.

Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade.

12669484_1656006591315866_3415022076108459041_n

Transparência na condução do processo atraiu grande número de empresas interessadas.

Muito mais que uma questão visual, ruas, avenidas e terrenos limpos são sinônimos de zelo com o bem público e até de saúde. Pensando nisso, desde que assumiu, a atual gestão tem trabalhado de forma incansável para garantir a limpeza da cidade. A prova disso é que já foi aberto um processo licitatório que vai escolher qual empresa será a responsável pelo trabalho de limpeza em Santa Rita.

Segundo José Robson Fausto, presidente da Comissão Permanente de Licitação, a concorrência 01/2016 visa a contratação de empresa especializada para execução de serviços de limpeza e coleta de resíduos sólidos do município de natureza contínua. O processo foi amplamente divulgado no Jornal A União, Diário Oficial Eletrônico do Município e Diário Oficial do estado em 23/12/2015 com data de abertura para o dia 25/01/2016. Como houve questionamento por parte de duas empresas, o presidente da comissão entendeu que seria necessário alterar o edital e marcar uma nova data que será no próximo dia 19 de fevereiro às 09h.

O edital foi coletado por 26 empresas, sendo 11 da Paraíba, 03 de Pernambuco, 06 do Rio Grande do Norte, 01 de Alagoas e 01 do Ceará. Na última concorrência aberta em 2013 durante a gestão do ex-prefeito cassado, apenas 05 empresas coletaram o edital. Isso demonstra a confiança adquirida e a transparência com que a atual gestão vem trabalhando.

O valor da contratação mensal para o contrato é estimado em R$1.560.843,04. O contrato anual está estimado em R$18.730.116,48. A previsão de coleta é de 2.700 mil toneladas por mês. O contrato também inclui a varrição de ruas e avenidas bem como a lavagem dos mercados públicos. As equipes da empresa vencedora irão oferecer mais de 10 mil horas de trabalho anualmente.

Para a gestão municipal o fator primordial nessa escolha é que a empresa seja capacitada para atender a demanda.

Para o Prefeito, esse tipo de processo só tende a somar tudo aquilo que vem sendo feito pela administração, com transparência e pensando no melhor para a população: “A questão da coleta de lixo, tão abandonada nos últimos tempos, sempre foi tratada como prioridade, tanto que, mesmo sem a licitação concluída, não abandonamos a cidade, não a deixamos a mercê do lixo e da sujeira, só não podíamos deixar de fazer as coisas dentro do que diz a lei. Esse grande número de empresas só engrandece o processo e mostra a importância daquilo que estamos fazendo por Santa Rita”.

Sabendo da importância deste assunto, mesmo antes da conclusão deste processo licitatório, a Prefeitura de Santa Rita trabalha firme para regularizar a questão do lixo na cidade. Além da Operação Cidade Limpa, que faz limpeza e recolhe lixo de ruas, avenidas e terrenos, a gestão também lançou uma campanha com o lema “Povo educado, cidade limpa”. O objetivo é a conscientização da população quanto à importância de manter o município limpo. A população recebeu informações sobre o trabalho de fiscalização realizado. Quem for pego jogando lixo em locais inadequados poderá ser enquadrado nos Art. de 33 a 40 do Código de Postura do Município e poderá sofrer as penalidades previstas nele.

 

Assessoria de Imprensa

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Agentes de viagens da Argentina e Paraguai se surpreendem  com belezas naturais do litoral da Paraíba

Se depender do encantamento do grupo de 12 agentes de viagens argentinos e um paraguaio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *