Home / Destaque / Ocupações em Campi da UFPB de Areia e Bananeiras veta realização do Enem

Ocupações em Campi da UFPB de Areia e Bananeiras veta realização do Enem

 capa_01112016195721

Estudantes de quatro instituições da Paraíba, que iriam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana foram afetados pela ocupação de estudantes que protestam contra a reforma na educação proposta pelo Governo Federal. Significa que 1,11% dos estudantes inscritos só farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, conforme divulgado nesta terça-feira (01) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o País, foram afetados 191.494 alunos.

Estão ocupados, no Estado, os prédios dos Campi II e IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia e Bananeiras, respectivamente. E do Instituto Federal da Paraíba, em Cabedelo. Ao todo, na Paraíba, devem fazer o Enem, 221.945 alunos distribuídos em 478 locais.

Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161. A lista das escolas em que haverá o adiamento do Enem 2016 já foi disponibilizada pelo MEC.

 

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Novos locais de prova – O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

Correio da Paraiba

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

IMG_1284-e1493082553798

Polícia prende suspeito de matar agente de trânsito em blitz da ‘Lei Seca’ na PB

Rodolpho Carlos foi preso cerca de 90 dias depois do caso Foi preso nesta segunda-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *