Home / Notícias / Modelo de Escola Cidadã Integral da rede estadual desperta interesse de equipe do Senai de Santa Catarina

Modelo de Escola Cidadã Integral da rede estadual desperta interesse de equipe do Senai de Santa Catarina

see-modelo-de-escola-cidada-integral-desperta-interesse-de-equipe-do-senai-de-santa-cata-foto-delmer-rodrigues-5 see-modelo-de-escola-cidada-integral-desperta-interesse-de-equipe-do-senai-de-santa-cata-foto-delmer-rodrigues-7

Uma equipe do Senai do Estado de Santa Catarina está em João Pessoa até esta terça-feira (1), conhecendo o modelo de escolas cidadãs integrais e cidadãs integrais técnicas, existentes na rede estadual de ensino da Paraíba. Nesta segunda-feira (31), a equipe visitou a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcante Fidelis, de Bayeux. O objetivo da visita foi buscar informações para reforçar a implantação do sistema integral técnico, em Santa Catarina, no próximo ano. Nesta terça-feira (1), a equipe deve visitar a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na capital.

Para o gerente operacional de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes, a visita do Senai de Santa Catarina comprova que a Paraíba tem conseguido bons resultados na área de educação, servindo de referência até para outros Estados. “Isso mostra que estamos fazendo algo significativo, investindo na educação de qualidade e preparando o aluno para o mercado de trabalho, em áreas diversificadas”, disse.

A coordenadora da Educação Profissional do Senai de Santa Catarina, Ana Paula Andrade, disse que a visita à Paraíba está sendo muito importante porque vai ajudar no processo de criação do novo modelo de Ensino Médio integrado ao conhecimento técnico naquele Estado, para que, ao fim do curso, o aluno do Senai receba o diploma referente às duas áreas, com foco em temas específicos. “Pretendemos criar clubes de conhecimentos, que possam melhorar, por exemplo, a fluência do estudante em inglês, incentivar o empreendedorismo ou preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, revelou.

Além da coordenadora da Educação Profissional do Senai, integram a equipe de Santa Catarina, a assistente técnica Camilia Vanin; o coordenador de curso do Senai de Florianópolis, Gabriel Parachen; e o coordenador de curso do Senai de Criciúma, Rodrigo Brandelero.

Escola Cidadã Integral – O modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral), atende aos planos estadual e nacional de Educação.

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. No caso da Escola Cidadã Integral Técnica, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

vice-gov-ligia-entrega-desalinizador-em-amparo-13

Vice-governadora entrega unidade de dessalinização no município de Amparo

A vice-governadora Lígia Feliciano entregou, nesta sexta-feira (25), o 13º sistema de abastecimento potável com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *