Home / Destaque / IFPB-Guarabira entra em greve nesta quarta-feira (19)

IFPB-Guarabira entra em greve nesta quarta-feira (19)

1380727693680-ifpb-guarabira

Os servidores técnicos e professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta (19). A decisão, tomada em assembleia na semana passada, é em protesto contra as medidas do governo Temer que atacam a educação, notadamente as previstas pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

O campus é o primeiro dos 19 institutos do estado a cruzar os braços. A PEC, já aprovada em primeiro turno e aguardando segunda votação na mesma casa legislativa para ser enviada ao Senado, estabelece um novo teto para os gastos púbicos, que terá como limite a despesa do ano anterior corrigida pela inflação. Na prática, limita os repasses do Governo Federal para a educação, saúde e assistência social e congela salários e progressões profissionais por 20 anos, entre outras medidas.

“Esta não é uma greve por salário, e sim, pela sobrevivência da educação pública brasileira. Estamos assistindo dia a dia à extinção e sucateamento de programas sociais essenciais, resultados da luta popular construída ao longo de décadas”, conclama Leewertton Marreiro, coordenador local do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB).

“Precisamos frear o desmonte progressivo do Estado. Esta proposta não significa apenas um ataque à educação, mas a toda a sociedade brasileira, na medida em que priva as gerações futuras do sonho de ter um ensino, saúde e assistência social de qualidade. Não queremos nenhum direito a mais – apenas a garantia de não ter nenhum a menos”, compara o professor de Filosofia Michel Pordeus, da comissão de greve.

A programação desta quarta começa com a abertura do festival de talento musical IF Em Cantos, às 9h, no auditório do instituto. Às 14h30, a frente do movimento se reunirá com os pais dos alunos para detalhar sobre os direitos ameaçados.

O calendário das próximas mobilizações com os demais campi e a comunidade acadêmica está fechado e o regime de trabalho interno manterá escalas de plantões todas as quartas-feiras, das 8h às 18h. Os alunos terão aulões de preparação para o Enem nesta quinta (20) e sexta-feira (21), pela manhã, também abertos à participação de candidatos de fora.

As inscrições para o PSCT 2017, o processo seletivo para admissão de novos estudantes, não foram afetadas – sendo mantidas de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no setor de Apoio Acadêmico. Apesar da greve, o IFPB também está preparando a programação de aniversário de seus cinco anos, comemorados no próximo dia 26.

Fonte: PB Agora

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

IMG_1284-e1493082553798

Polícia prende suspeito de matar agente de trânsito em blitz da ‘Lei Seca’ na PB

Rodolpho Carlos foi preso cerca de 90 dias depois do caso Foi preso nesta segunda-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *