Home / Destaque / IFPB-Guarabira entra em greve nesta quarta-feira (19)

IFPB-Guarabira entra em greve nesta quarta-feira (19)

1380727693680-ifpb-guarabira

Os servidores técnicos e professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta (19). A decisão, tomada em assembleia na semana passada, é em protesto contra as medidas do governo Temer que atacam a educação, notadamente as previstas pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

O campus é o primeiro dos 19 institutos do estado a cruzar os braços. A PEC, já aprovada em primeiro turno e aguardando segunda votação na mesma casa legislativa para ser enviada ao Senado, estabelece um novo teto para os gastos púbicos, que terá como limite a despesa do ano anterior corrigida pela inflação. Na prática, limita os repasses do Governo Federal para a educação, saúde e assistência social e congela salários e progressões profissionais por 20 anos, entre outras medidas.

“Esta não é uma greve por salário, e sim, pela sobrevivência da educação pública brasileira. Estamos assistindo dia a dia à extinção e sucateamento de programas sociais essenciais, resultados da luta popular construída ao longo de décadas”, conclama Leewertton Marreiro, coordenador local do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB).

“Precisamos frear o desmonte progressivo do Estado. Esta proposta não significa apenas um ataque à educação, mas a toda a sociedade brasileira, na medida em que priva as gerações futuras do sonho de ter um ensino, saúde e assistência social de qualidade. Não queremos nenhum direito a mais – apenas a garantia de não ter nenhum a menos”, compara o professor de Filosofia Michel Pordeus, da comissão de greve.

A programação desta quarta começa com a abertura do festival de talento musical IF Em Cantos, às 9h, no auditório do instituto. Às 14h30, a frente do movimento se reunirá com os pais dos alunos para detalhar sobre os direitos ameaçados.

O calendário das próximas mobilizações com os demais campi e a comunidade acadêmica está fechado e o regime de trabalho interno manterá escalas de plantões todas as quartas-feiras, das 8h às 18h. Os alunos terão aulões de preparação para o Enem nesta quinta (20) e sexta-feira (21), pela manhã, também abertos à participação de candidatos de fora.

As inscrições para o PSCT 2017, o processo seletivo para admissão de novos estudantes, não foram afetadas – sendo mantidas de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no setor de Apoio Acadêmico. Apesar da greve, o IFPB também está preparando a programação de aniversário de seus cinco anos, comemorados no próximo dia 26.

Fonte: PB Agora

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

download-1

Lula presta depoimento como testemunha de defesa de Cunha

O ex-presidente Lula, arrolado como testemunha de defesa do ex-deputado Eduardo Cunha, será ouvido pelo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *