Home / Notícias / Hospital Arlinda Marques abre III Encontro Científico Integrado das Residências em Saúde da Criança

Hospital Arlinda Marques abre III Encontro Científico Integrado das Residências em Saúde da Criança

hosp-arlinda-marques-iii-encontro-cientifico-1 hosp-arlinda-marques-iii-encontro-cientifico-2 hosp-arlinda-marques-iii-encontro-cientifico-3 hosp-arlinda-marques-iii-encontro-cientifico-4

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, abriu, na manhã desta terça-feira (25), o III Encontro Científico Integrado das Residências  Médica em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança que TEm como tema: “Qualificação no Cuidado da Criança e ao Adolescente: Um olhar Multiprofissional”.   O evento vai se estender até o dia 27.

Na ocasião, a diretora técnica do Arlinda Marques, Fernanda Morais, explicou que a realização deste evento científico possibilita o compartilhamento de saberes e práticas de modo a potencializar o ambiente da assistência / ensino / pesquisa de forma articulada entre profissionais e alunos de pós-graduação, no qual a lógica que perpassa sua construção é de troca de saberes e crescimento profissional.

Para a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hospital, Ilara Nóbrega,   o evento serve para  integrar de forma multidisciplinar os diversos atores sociais ligados aos programas de residências em todas as áreas, de todas as categorias,  como espaço de aproximação e diálogo  entre os trabalhadores, gestores e a instituição é essencial pois propicia  a produção e divulgação científica, troca de experiências e atesta a importância da interdisciplinaridade e da valorização dos diversos saberes.

Uma das participantes do evento foi a residente em pediatria Jéssica Laureano Martins, que destacou a importância do encontro para o enriquecimento e aprimoramento do seu aprendizado profissional, como também contribui para uma maior e melhor aproximação com profissionais de residente de outras áreas. “Como todo esse intercâmbio de informações, essa troca de experiência  e essa integração quem vai ganhar são as crianças que terão um melhor cuidado e atenção à saúde”, afirmou.

Hérika Brito Gomes de Farias, residente multiprofissional em Saúde da Criança,  também destacou a importância do encontro para o seu aprendizado profissional. “Eventos como esses são primordiais para a nossa formação, além de fortalecer a integralização com outros residentes visualizando também o cuidado com a criança além de sensibilizar os profissionais a saírem da sua ‘zona de conforto’ e buscar melhorar e qualificar cada vez mais o seu aprendizado”, afirmou.

O residente multiprofissional em Saúde da Criança, Afonso Tavares, afirmou que o encontro, além de servir como um meio de integralização e aproximação entre residentes de outras áreas,  é também uma forma de qualificação profissional.  “A troca de experiências e o intercâmbio de informações são importantes para a melhoria e qualificação do aprendizado  e quem sai ganhando com isso, além de nós profissionais, são os pacientes, nesse caso, as crianças,  que terão um atendimento cada vez mais qualificado e de qualidade”, destacou.

Sobre o evento:  O III Encontro Científico Integrado das Residências Médica em Pediatria e Multiprofissional em Saúde da Criança,  é anual, organizado pelos próprios residentes, voltado para o público interno, com palestras e oficinas realizadas por residentes de cada programa, tendo os preceptores um papel de moderadores. Durante os turnos de ação prática, serão oferecidos os serviços de aferição de glicemia, pressão arterial, estado nutricional e dicas de postura. No momento final acontecerá uma mesa redonda com os  servidores do  Complexo e de cada área específica e que  terão um espaço de tempo para relato de experiências do seu setor de atuação.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

701377_orig

Veja perguntas e respostas sobre recuperação judicial

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, informou nesta terça-feira (29) que após meses de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *