Home / Destaque / Helicóptero Acauã faz resgate de vítima de AVC na BR-101

Helicóptero Acauã faz resgate de vítima de AVC na BR-101

Resgate Acauã, 07.02.2016  Mais um resgate foi realizado nesse domingo (7) pela equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA), responsável pelas operações com o helicóptero Acauã, da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba. Dessa vez o resgate aconteceu à altura do Km 107 da BR-101, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Mata Redonda, na estrada que liga João Pessoa a Recife. Desde o início dos festejos carnavalescos, esse é o terceiro resgate realizado pela equipe do Acauã.Resgate Acauã3, 07.02.2016

A vítima foi o motorista Irapuan José Corrêa, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao sentir-se mal parou o caminhão da empresa JH Transportes no acostamento da pista. Ele foi socorrido pela equipe do helicóptero Acauã e levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. Segundo o Coronel João Erivaldo Pontes, comandante do GTA, o trajeto foi realizado em 15 minutos.Resgate Acauã2, 07.02.2016

“Por volta das 12h30 deste domingo, fomos acionados via Central Reguladora do Samu, pelo Dr. Tiago, para darmos apoio ao resgate de um homem que havia sido encontrado dentro de um caminhão no acostamento da pista em Mata Redonda. Ao chegarmos lá encontramos o motorista Irapuan José Corrêa com quadro clínico de AVC, inconsciente e desorientado. O resgate foi realizado pela equipe médica formada por Dr. Fernando e o enfermeiro Alexandre, que prestaram os primeiros socorros e transportaram a vítima até o Hospital de Trauma”, relatou o cel. Pontes.

Ainda segundo o comandante do Grupo Tático Aéreo, as primeiras informações dão conta de que a vítima seguia no sentido João Pessoa/Recife e dirigia uma carreta. Como ele sentiu-se mal, pediu socorro ao Posto da PRF de Mata Redonda e, de imediato, parou a carreta no acostamento. “Pelo fato de não haver mais suporte especializado no local e devido à gravidade da vítima, foi solicitado o apoio do helicóptero Acauã para atendimento médico e remoção para o Hospital de Trauma, onde a vítima foi medicada e passou pelos procedimentos adequados à gravidade do caso”, explicou.

Além de ficar de prontidão para atender as chamadas do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar, o helicóptero Acauã tem sido de fundamental importância no sentido de prestar serviço à população de diversas formas, como no socorro que aconteceu ao motorista Irapuan José Corrêa nesse domingo (7) e as outras duas vítimas que foram socorridas no sábado (6) em pleno período de carnaval.

“Durante o carnaval o helicóptero está à disposição das Forças de Segurança, no enfrentamento à violência por meio de atividades de prevenção e repressão. Nosso equipamento tem uma autonomia de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora. Quanto ao espaço, a capacidade é para até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além da possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportadas, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico”, finalizou.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Todos querem se aposentar

Que delírio é esse que toma conta do País? Imaginam os senhores parlamentares e mesmo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *