Home / Entretenimento / Grupo Brincante’s estreia na primeira noite do XIV Festival Paraibano de Coros

Grupo Brincante’s estreia na primeira noite do XIV Festival Paraibano de Coros

fundac-brincarte-apresentacao-de-coros-4 fundac-brincarte-apresentacao-de-coros-5

“A música tem o poder de transformar e mudar o mundo”, assim traduziu o professor de percussão Jairo Gomes a estreia do grupo Brincante’s, durante a primeira noite do XIV Festival Paraibano de Coros, nessa quarta-feira (9), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O grupo Brincante’s, composto por jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), é resultado da parceria entre a oficina de canto popular, ministrada pela professora Polyana Resende, na Casa Educativa, e a oficina de percussão, ministrada pelo professor Jairo Gomes, no Centro Socioeducativo Edson Mota, sob a coordenação de Cira Fidelis, responsável pelo eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac.

Segundo Polyana Resende, o grupo Brincante’s foi formado no segundo semestre de 2016 e vem trabalhando a voz e a percussão corporal com repertório diversificado da música popular brasileira. “Ontem (quarta-feira) foi a grande estreia desse projeto pioneiro e fomos aplaudidos de pé. Para mim é uma imensa satisfação poder estar ao lado de Jairo, sob a coordenação de Cira, fazendo esta prática musical. Vamos dar continuidade ao projeto e receber mais adolescentes nesse espaço.”, disse Polyana.

Cira Fidelis, coordenadora do eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, disse que em todos os momentos do Brincante’s sejam nos ensaios, conversas e preocupações, tudo foi partilhado e semeado com muito amor. “Hoje esse é o sentimento que me move, além da busca pela justiça para com aqueles que sempre foram excluídos. Ver o sorriso desses adolescentes foi umas das melhores vitórias. Tenho muito a agradecer a Deus, que sempre guia meus passos, e a todos que de alguma forma ajudaram durante essa construção coletiva.”, exteriorizou Cira.

“Ontem foi muito gratificante, me senti extremamente realizado com esse trabalho, e com sentimento de missão cumprida. Ver aqueles adolescentes superando todas as dificuldades e resistências, felizes, com brilho no olhar, e com a alta estima lá em cima, me deixa até sem palavras de tanta felicidade”, disse Jairo Gomes, oficineiro de percussão da Fundac.

Atualmente o grupo Brincante’s é composto por oito adolescentes que cumprem medidas nas unidades socioeducativa da Fundação, entre eles, estão cinco do CSE (unidade de internação para adolescentes do sexo masculino) e três da Casa Educativa (unidade socioeducativa feminina), que participam ativamente das oficinas de canto popular e percussão.

“Essas atividades do grupo Brincante’s, além de proporcionar lazer e cultura aos internos, têm se constituído um verdadeiro laboratório de talentos que, a partir de janeiro, poderão ser lapidados com a implementação de mais um Pólo do Prima que funcionará no Centro Socioeducativo Edson Mota e na Casa Educativa.”, enfatizou Noaldo Meireles, presidente da Fundac.

“Assim que cheguei à unidade, sentia uma revolta muito grande por estar sem a minha liberdade. Às vezes a falta de ter o que fazer me deixava muito angustiada. Um dos melhores momentos que tenho são as aulas de canto com a professora Polyana. Quando ela me convidou para participar do Brincante’s, logo aceitei e isso vem mudando muito o meu comportamento. No começo foi difícil encarar este desafio do Festival, mas hoje me sinto pronta para qualquer apresentação”, disse LPP, de 14 anos, que está cumprindo medida socioeducativa na Casa Educativa, há 1 ano e 1 mês e hoje é uma das componentes do Grupo.

FEPAC – O Festival de Coros Paraibano é um evento de caráter nacional e não competitivo que acontece desde 2003, sob a coordenação do professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, maestro Eduardo Nóbrega. Nesta XIV edição, o Festival está recebendo 52 grupos de corais dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, porém do Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA e da Empresa Coteminas e acontece até o próximo domingo (13).

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

joao-e-maria-o-conto-de-fadas-de-chico-buarque-html

Chico Buarque anuncia disco de inéditas e grande turnê pelo Brasil

Uma boa notícia para os milhares de fãs de Chico Buarque: vem disco novo por ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *