Home / Geral / Governo reúne órgãos estaduais para avaliar ações de combate ao Aedes aegypti

Governo reúne órgãos estaduais para avaliar ações de combate ao Aedes aegypti

ses reuniao de orgaos estaduais avaliam acoes de combate ao mosquito aedes aegypti foto Ricardo Puppe (2)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), realizou nesta quarta-feira (20), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), uma reunião com os secretários das pastas estaduais, para avaliar as ações que vêm sendo realizadas por meio do Plano Estadual de Combate ao Aedes. A reunião contou com a presença da secretária da Saúde, Roberta Abath, da secretária executiva Maura Sobreira, além de gerentes de vigilância da SES.

ses reuniao de orgaos estaduais avaliam acoes de combate ao mosquito aedes aegypti foto Ricardo Puppe (3)

A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, apresentou todas as ações que vêm sendo realizadas, ressaltando sua importância no combate ao mosquito. “Desde o início do plano, a SES, em parceria com os demais órgãos estaduais, vêm realizando várias ações de combate ao Aedes, como o dia da faxina, oficinas de alinhamento, campanhas publicitárias para informar à população sobre como prevenir focos do mosquito, além das visitas domiciliares”, disse Renata.

Além disso, a gerente de vigilância lembrou também da Sala de Situação e do aplicativo “Aedes na mira”. “Estruturamos a Sala de Situação dentro do prédio da SES, onde ficam representantes da Vigilância Ambiental, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército recebendo as denúncias da população. Além disso, o Aedesna mira agora está disponível para IOS, pois antes era exclusivo para Android. Isso só mostra que o Governo do Estado não vem medindo esforços para acabar com o mosquito. E como resultado de todo esse trabalho, o estado da Paraíba hoje está em primeiro lugar nacional em número de imóveis visitados”, ressaltou.

Luciane Coutinho, secretária executiva de Educação do Estado, disse que a SEE está trabalhando em todas as escolas estaduais, como também nas Regionais de Ensino, para difundir os cuidados preventivos e o dia da faxina. “Toda quarta-feira realizamos o dia da faxina nas nossas escolas, junto ao gerente regional, que por sua vez, está disseminando isso junto do seu diretor, da sua secretária escolar, do seu professor. E com a volta às aulas, agora em fevereiro, vamos fazer esse trabalho em conjunto com os alunos, buscando uma interação aluno-sala-comunidade. O aluno vai aprender na escola e levar pra sua casa, sua comunidade todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes”, explicou Luciane.

A secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath, destacou que essa não é uma campanha da SES, e sim de todos. “Na SES tiramos os funcionários das suas salas para realizar a faxina semanalmente. É importante que não só os funcionários, mas os gestores das pastas saiam dos gabinetes e coloquem a mão na massa. Essa não é uma mobilização da SES, pois afinal todas as pastas estão unidas no combate ao mosquito. No nosso momento atual, todos são ‘saúde’, pois o Plano de Combate ao Aedes abrange a todos, para unidos acabarmos com o mosquito”, concluiu Roberta.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Agentes de viagens da Argentina e Paraguai se surpreendem  com belezas naturais do litoral da Paraíba

Se depender do encantamento do grupo de 12 agentes de viagens argentinos e um paraguaio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *