Home / Geral / Governo do Estado começa distribuição de sementes para 60 mil agricultores

Governo do Estado começa distribuição de sementes para 60 mil agricultores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), deu início nessa sexta-feira (26) à distribuição de sementes para cerca de 60 mil agricultores em 110 municípios paraibanos. Estão sendo atendidas inicialmente as regiões do Sertão, Cariri, Seridó e parte do Curimataú.

Durante todo o dia dessa sexta-feira, a entrega foi realizada no polo de armazenamento no município de São Mamede, a fim de beneficiar agricultores do Sertão. As sementes serão levadas para os escritórios da Emater de cada município, que é o órgão responsável, sob a coordenação da Sedap, para entrega das sementes aos agricultores beneficiários e aderidos ao Programa Garantia Safra. Toda a ação segue em conformidade com o calendário agrícola de plantio das culturas de milho, feijão, arroz vermelho e sorgo.

Foram adquiridas 225 toneladas de sementes certificadas, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep), no valor de R$ 2,5 milhões. A entrega faz parte da primeira etapa do calendário de distribuição de sementes, edição 2018.

“A secretaria executa muitas ações. Esta é mais uma de fundamental importância, o benefício é direto nas mãos dos agricultores. Nós fizemos um esforço enorme para adquirir sementes de qualidade e com certificação para que cheguem no tempo certo de plantio, por isso estabelecemos  um calendário de entrega para que os agricultores plantem e colham em tempo hábil, ou seja, aproveitando as chuvas que ocorrem por regiões. A expectativa é para que todos colham uma enorme safra de grãos”, explicou o secretário da Sedap, Rômulo Montenegro.

Da mesma expectativa compartilha o agricultor Adelson Júnior, do município de Areia de Baraúnas: “Estamos esperando um grande inverno e essa semente vai nos ajudar muito a ter de volta as sementes que perdemos após cinco anos de seca. Essa semente é excelente e precoce, pois precisa de menos tempo e menos chuva para ser colhida; é um benefício enorme, que chega no tempo certo”.

Cada agricultor beneficiário vai receber 10 quilos de milho, cinco quilos de feijão e 20 quilos de arroz vermelho. As sementes de sorgo serão distribuídas de acordo com a aptidão de plantio do produtor e da região.

Nesta edição de 2018, as sementes estão sendo distribuídas em sacas personalizadas com a marca do Governo da Paraíba/Sedap e contém 20 quilos de cada cultura de sementes, e só podem ser abertas nos escritórios locais da Emater e entregues na quantidade especificada pelo Programa para cada agricultor.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Entra em vigor pena maior para motorista bêbado que mata em acidente

Entra em vigorar nesta quinta-feira (19) a Lei 13.546/2017, que ampliou as penas mínimas e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *