Home / Geral / Conta de luz voltará a não ter taxa extra em dezembro, diz Aneel

Conta de luz voltará a não ter taxa extra em dezembro, diz Aneel

download

A bandeira tarifária das contas de luz voltará a ser verde no Brasil em dezembro, após ficar amarela em novembro, informou nesta sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), citando uma situação mais favorável nos reservatórios das hidrelétricas.

Com a bandeira verde, o consumidor fica livre de cobranças adicionais. Quando está amarela, ele paga R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a Aneel, as bandeiras tarifárias foram criadas com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

Em boa parte do ano, a bandeira ficou verde, mas havia passado para amarela em novembro devido a uma projeção pessimista de chuva para o mês.

Durante o ano de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira vermelha, com a tarifa mais elevada, esteve em vigor no país. Entre fevereiro de 2015 e março de 2016, ela se manteve amarela. A bandeira verde, que não faz cobranças adicionais, começou a vigorar em abril.

Em setembro, a Folha antecipou que a situação dos reservatórios era complexa e a previsão de seca grave na região poderia levar ao aumento das tarifas.

Os meteorologistas dizem que as regiões Nordeste e Norte devem ter secas severas durante o próximo período chuvoso (entre outubro e abril), com previsões de chuva entre 35% e 45% da média histórica das regiões. Nas outras áreas do país, a expectativa é de chuvas normais. Com isso, as hidrelétricas do Nordeste podem ter que suspender a geração de energia.

Folha Uol

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

douglas-lucena

Prefeito de Bananeiras promete pagar 13º dos servidores efetivos

Douglas Lucena, prefeito da cidade de Bananeiras Há quase dois anos o discurso da maioria ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *