Home / Notícias / Cefor lança Curso Técnico de Prótese Dentária para profissionais de saúde bucal

Cefor lança Curso Técnico de Prótese Dentária para profissionais de saúde bucal

ses-e-cefor-curso-de-saude-bucal_foto-ricardo-puppe-2 ses-e-cefor-curso-de-saude-bucal_foto-ricardo-puppe-5

O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em parceria com o Centro Odontológico de Cruz das Armas (Coca) – órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) – lançou, na manhã desta sexta-feira (11), o Curso Técnico em Prótese Dentária. O curso é destinado para profissionais que trabalham em laboratórios de próteses pelo SUS ou hospitais conveniados e profissionais de saúde bucal, de maneira geral. A solenidade de lançamento das atividades começou às 8h, no auditório do Cefor.

É a primeira vez que o Estado oferece, pelo Cefor, um curso técnico em prótese dentária. “O objetivo é formar técnicos em próteses dentárias, em consonância com as diretrizes da política nacional de saúde bucal, conhecida por ‘Brasil Sorridente’. O curso é uma iniciativa do Cefor e contamos com apoio de recursos federais”, disse o diretor geral da unidade, Fernando Lopes.

Ele ressaltou ainda que o curso é uma oportunidade de qualificar os profissionais que já atuam em laboratórios do SUS. “Nossa missão é garantir serviços e produtos cada vez melhores para a população. O SUS é um direito garantido à população na Constituição e, enquanto profissionais de saúde, queremos sempre melhorar o acesso e garantir qualidade e eficiência para quem prestamos serviço”, comentou o diretor.

O diretor administrativo do Cefor, Jonathan Lucena, pontuou que a equipe da unidade está preparada para receber os alunos para o curso. “Cuidar da saúde bucal é essencial para manter todo o organismo funcionando bem. Qualificando os profissionais que trabalham diretamente na área, melhoramos o serviço prestado e mudamos, inclusive, a perspectiva de vida da população”, falou.

A carga horária do curso é de 1614 horas/aula e tem duração de dois anos. As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras e sábados, das 7h30 às 18h, sendo as teóricas no Cefor e algumas práticas no Coca. “É uma honra poder estar nesta parceria! Quanto mais profissionais qualificados no mercado de trabalho, melhor. Em algumas oportunidades, alunos do curso vão ao Coca para praticar os conhecimentos vistos em sala de aula”, afirmou o diretor do Coca, Fernando Torres.

De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Prótese Dentária, Pedro Jader Macedo, são 35 alunos e as aulas serão ministradas por três facilitadoras – a odontóloga Ingrid Soares, a protética dentária Jaqueline Verçosa e a especialista em próteses dentárias Aline Soares Dias. “É muito bom fazer parte deste processo. Algumas pessoas não dão valor aos cursos públicos e aqui vemos profissionais com sede de conhecimento. Estamos ansiosos para começar as atividades, passar todas as informações necessárias para a qualificação e aprender com a troca de experiências”, mencionou.

Rejane Medeiros é auxiliar de saúde bucal há vinte anos. Atualmente trabalha na USF de Mangabeira VII e está animada para fazer o curso. “Concluí o curso técnico de saúde bucal aqui no Cefor em 2014 e há muito tempo eu queria fazer o curso de prótese dentária. Minha condição financeira não permitia que eu pagasse um curso particular e hoje estou muito feliz em ter essa qualificação de maneira gratuita. A expectativa é a melhor possível e estou ansiosa para aprender bastante”, comemorou.

 

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

vice-gov-ligia-entrega-desalinizador-em-amparo-13

Vice-governadora entrega unidade de dessalinização no município de Amparo

A vice-governadora Lígia Feliciano entregou, nesta sexta-feira (25), o 13º sistema de abastecimento potável com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *