Home / Notícias / Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar comemora 16 anos de fundação

Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar comemora 16 anos de fundação

bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-3 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-4 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-6 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-7

Com 16 anos de fundação, o Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (BAPH/CBMPB) se destaca como unidade especializada, atuando em toda a Grande João Pessoa. Só este ano, o batalhão já realizou, até setembro, 4.514 atendimentos emergenciais de primeiros socorros.

A unidade, que possui hoje 82 bombeiros empregados, comemorou os 16 anos de atuação em uma solenidade realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), nesta segunda-feira (10), na Capital. Na ocasião, 24 bombeiros e civis foram homenageados pelos serviços prestados à sociedade paraibana, por meio da unidade.

Do total de agraciados, quatro receberam a Láurea do Mérito Disciplinar, destinada às praças que se destacam no cumprimento do dever, e dez foram contemplados com a honraria Destaque Operacional.  Também foi concedido o título de ‘Amigo de Resgate’ a seis civis que contribuíram para o trabalho da unidade.

Durante a solenidade, ainda foi feita uma premiação interna do batalhão, que em votação aberta entre a tropa elegeu o socorrista padrão – soldado Melo, o condutor padrão – sargento Ademir, o moto-resgatista padrão – soldado Valdeci e o bombeiro destaque da unidade –  sargento Jaime.

“É uma honra para mim dizer que já aprendi com alguns de vocês que estão aqui e que me sinto a menor entre vocês. Vocês merecem essas homenagens, pois são inúmeras as vidas anônimas que se desfiguram, perdendo o gênero no momento de uma emergência quando chegam e são salvas pela mão de cada um de vocês”, disse a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, ressaltou que o atendimento pré-hospitalar é o serviço que tem mais solicitação por parte da sociedade paraibana. “A atividade de socorrista é de suma importância para o reconhecimento da população da atividade bombeiro militar. Vocês levam esperança para as pessoas acometidas de enfermidades, que ao escutar a sirene das ambulâncias sabem que terão um socorro de qualidade”, frisou.

A comandante do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar, tenente coronel Katty Sabrina, expressou “agradecimento ao empenho de todos no trabalho que realizamos no alívio do sofrimento das pessoas, minimizando as dores e evitando as mortes”.

Solenidade – Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, o vice-diretor de Saúde da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sosthenes Rocha, a diretora da seção de Educação no Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, Abimadabi Vieira, e o gerente de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagem, Fleming Cabral.

História – Inaugurada em 3 de setembro de 2000, a então Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar (C.R.A.P.H.) do CBMPB alocava o pelotão de bombeiros responsável pelas ações de Atendimento Pré-Hospitalar em ambulâncias de pequeno porte. Em 2014, por meio da Medida Provisória de número 221, a companhia ganhou status de Batalhão, recebendo ainda mais investimentos e aumentando a capacidade de cobertura da população.

Atualmente, o BAPH tem sede no Hospital de Trauma, em João Pessoa, atuando em toda a Região Metropolitana com viaturas de resgate e motos-resgates – que diminuem o tempo resposta no atendimento das ocorrências.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

Projeto cria Exame de Ordem para Médicos, assim como OAB para Advogados

Assim como os bacharéis em direito podem advogar somente depois de serem aprovados pela prova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *