Home / Notícias / Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar comemora 16 anos de fundação

Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar comemora 16 anos de fundação

bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-3 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-4 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-6 bombeiros-batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-7

Com 16 anos de fundação, o Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (BAPH/CBMPB) se destaca como unidade especializada, atuando em toda a Grande João Pessoa. Só este ano, o batalhão já realizou, até setembro, 4.514 atendimentos emergenciais de primeiros socorros.

A unidade, que possui hoje 82 bombeiros empregados, comemorou os 16 anos de atuação em uma solenidade realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), nesta segunda-feira (10), na Capital. Na ocasião, 24 bombeiros e civis foram homenageados pelos serviços prestados à sociedade paraibana, por meio da unidade.

Do total de agraciados, quatro receberam a Láurea do Mérito Disciplinar, destinada às praças que se destacam no cumprimento do dever, e dez foram contemplados com a honraria Destaque Operacional.  Também foi concedido o título de ‘Amigo de Resgate’ a seis civis que contribuíram para o trabalho da unidade.

Durante a solenidade, ainda foi feita uma premiação interna do batalhão, que em votação aberta entre a tropa elegeu o socorrista padrão – soldado Melo, o condutor padrão – sargento Ademir, o moto-resgatista padrão – soldado Valdeci e o bombeiro destaque da unidade –  sargento Jaime.

“É uma honra para mim dizer que já aprendi com alguns de vocês que estão aqui e que me sinto a menor entre vocês. Vocês merecem essas homenagens, pois são inúmeras as vidas anônimas que se desfiguram, perdendo o gênero no momento de uma emergência quando chegam e são salvas pela mão de cada um de vocês”, disse a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, ressaltou que o atendimento pré-hospitalar é o serviço que tem mais solicitação por parte da sociedade paraibana. “A atividade de socorrista é de suma importância para o reconhecimento da população da atividade bombeiro militar. Vocês levam esperança para as pessoas acometidas de enfermidades, que ao escutar a sirene das ambulâncias sabem que terão um socorro de qualidade”, frisou.

A comandante do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar, tenente coronel Katty Sabrina, expressou “agradecimento ao empenho de todos no trabalho que realizamos no alívio do sofrimento das pessoas, minimizando as dores e evitando as mortes”.

Solenidade – Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, o vice-diretor de Saúde da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sosthenes Rocha, a diretora da seção de Educação no Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, Abimadabi Vieira, e o gerente de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagem, Fleming Cabral.

História – Inaugurada em 3 de setembro de 2000, a então Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar (C.R.A.P.H.) do CBMPB alocava o pelotão de bombeiros responsável pelas ações de Atendimento Pré-Hospitalar em ambulâncias de pequeno porte. Em 2014, por meio da Medida Provisória de número 221, a companhia ganhou status de Batalhão, recebendo ainda mais investimentos e aumentando a capacidade de cobertura da população.

Atualmente, o BAPH tem sede no Hospital de Trauma, em João Pessoa, atuando em toda a Região Metropolitana com viaturas de resgate e motos-resgates – que diminuem o tempo resposta no atendimento das ocorrências.

Sobre Cristiano Ricelli

Cristiano Ricelli

Veja Também

701377_orig

Veja perguntas e respostas sobre recuperação judicial

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, informou nesta terça-feira (29) que após meses de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *